CUIABÁ

CULTURA

Wagner Moura, Papa Leão XIV, João Gomes: os bonecos de Olinda de 2026

Publicados

CULTURA

Mais de 200 bonecos na folia. Essa é a expectativa da organização do Desfile dos Bonecos Gigantes que acontece em Olinda e no Recife para o carnaval de 2026.

Do Papa Leão XIV, passando por Lady Gaga, pelo cantor João Gomes e pelo ator Wagner Moura, várias personalidades de segmentos bem distintos vão ser homenageadas com esculturas dos bonecos.

Elas se juntam a figuras que já são referência do carnaval pernambucano, como o “Homem da Meia-Noite”, a “Mulher do Meio-Dia” e o “Menino da Tarde”.

Algumas celebridades já homenageadas ganham vestuário e cabeças novas, como o boneco de Bob Marley, que celebra o regueiro jamaicano lembrando os 45 anos do seu falecimento. A arte é assinada por Guilherme Paz, da Embaixada dos Bonecos, que também é responsável por outras figuras — entre elas, ilustres pernambucanos: o cantor e compositor Chico Science e o diretor de cinema Kleber Mendonça Filho, um estreante na versão boneco de Olinda no carnaval.

 


16/01/2026 - Cenas do filme O Agente Secreto de Kleber Mendonça com Wagner Moura. Foto: MK2Films/Divulgação
16/01/2026 - Cenas do filme O Agente Secreto de Kleber Mendonça com Wagner Moura. Foto: MK2Films/Divulgação

16/01/2026 – Cenas do filme O Agente Secreto de Kleber Mendonça com Wagner Moura. Foto: MK2Films/Divulgação

Pelo seu perfil no X, Kleber levou com bom humor a homenagem e passou a usar a imagem do boneco gigante de argila e fibra de vidro como foto de perfil na rede social. O cineasta escreveu: “Não pediram autorização, acho uma esculhambação. Viramos eu e Wagner Moura boneco gigante no carnaval. Adoro”.

Leia Também:  Bem-viver norteia Feira do Livro da Rocha, no bairro do Bixiga em SP

No caso dos Bonecos da Embaixada, o empresário e produtor cultural Leandro Castro e sua esposa, Sineide Castro, criaram uma nova geração dos bonecos gigantes, junto com o trabalho do filho Guilherme. Ele conta um pouco sobre a técnica utilizada.

“Para isso, a gente criou uma nova técnica para confecção desses bonecos. A gente modela eles em argila. Com isso, conseguimos dar bastante expressão facial nesses bonecos. Depois dessa fase, é feito uma fôrma em gesso e o produto final é fibra de vidro. Com isso, os bonecos ficaram mais leve e com muito mais durabilidade”.

O cantor Péricles também teve um encontro “cara a cara” com sua versão folião gigante feita por outro artesão referência na confecção dos bonecos, o artista plástico André Vasconcelos. Péricles celebrou a homenagem.

“Minha gente, estamos aqui do lado dessa obra. Isso é um boneco de Olinda. André Vasconcelos, que é o artesão, ele faz os bonecos de Olinda. E essa imagem aqui, do Pericão, que eu tô muito feliz de representar. E vocês que vão curtir essa festa junto com a gente. É tudo para vocês”.

Leia Também:  Começa em Manaus a tradicional Feira Folclórica do Amazonas

Onde e quando ver os bonecos

No Recife, entre os compromissos organizados pela Embaixada estão:

  • A Apoteose dos Bonecos Gigantes, no Alto da Sé, na segunda-feira de carnaval, a partir de 9h;
  • E o Encontro dos Bonecos Gigantes, na Praça do Arsenal, a partir de 17h, na terça de carnaval.

Já em Olinda, o 37º Desfile dos Bonecos Gigantes, coordenado pelo Mestre Silvio Botelho, acontece na terça-feira de carnaval, com concentração a partir de 9h, no Largo do Bom Sucesso.

O primeiro momento reunindo os bonecos novos e os já tradicionais está marcado para o próximo sábado pela manhã, na corrida de Bonecos Gigantes promovida pela Prefeitura de Olinda. Este ano, o evento terá dois momentos. Uma primeira corrida às 9h, na Rua de São Bento, com a inclusão de obstáculos. Ao meio-dia, os bonecos largam na principal disputa, saindo do Mercado da Ribeira.

 

*Com produção de Luciene Cruz


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão

Publicados

em

São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
 
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
 
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
 
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
 
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
 
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.
 

Leia Também:  Festival de documentários “É Tudo Verdade” começa nesta quinta-feira

*Com sonoplastia de Jailton Sodré




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA