CULTURA
Viva Maria: Mangueira leva Amazônia à Sapucaí
CULTURA
Olá, amigas e amigos deste nosso programa, que nesta edição saúda as escolas de samba campeãs do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, que estarão de volta amanhã à Marquês de Sapucaí.

Ao som dos tambores do Marabaixo, Viva Maria saúda o Mestre Sacaca, o grande homenageado da Estação Primeira de Mangueira neste carnaval! E, para que possamos melhor entender esse enredo que classificou oficialmente a escola no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, vamos chamar a participação da cantora e compositora Laura Silva, que, com a força do Marabaixo, resgata a resistência e a ancestralidade do povo negro a partir da história de sua família.
Laura é uma grande marabaixeira que, não por acaso, mora no tradicional bairro do Laguinho, na capital amapaense, perto do Centro de Cultura Negra. Mas, excepcionalmente hoje, ela fala com a gente direto de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Chegou, a Mangueira chegou!
Chegou, a Mangueira chegou!
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍCIA5 dias atrásForça Tática prende dois homens suspeitos por roubos a postos de combustíveis em Cuiabá
-
POLÍCIA23 horas atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEventos de julho impulsionam turismo em Angra dos Reis
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFérias transformam leitura em brincadeira e conexão
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil deflagra ação contra núcleo de facção criminosa em Campos de Júlio
-
CURIOSIDADES6 dias atrásMaior festival de dança do mundo é brasileiro


