CUIABÁ

CULTURA

Recife recebe Festival RioMar de Literatura | Radioagência Nacional

Publicados

CULTURA

Recife recebe, nesta quinta-feira (23), a 12ª edição do Festival RioMar de Literatura. E o destaque desta edição é o humor. Com o tema “O Humor na Literatura e no Cinema”, o evento reúne nomes de relevância no cenário pernambucano e nacional nos dois segmentos culturais.

A abertura acontece às 17h, no Teatro do Shopping Rio Mar, no bairro do Pina e terá a encenação do trecho da obra “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, apresentada pela companhia Dispersos.

Entre os destaques dos painéis estão a atriz Tânia Maria, reconhecida pela atuação no filme “O Agente Secreto”, o cineasta Leonardo Lacca e a escritora Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti.  O ator baiano Luís Miranda, conhecido por seus personagens cômicos na televisão e no cinema, também participa de uma conversa mediada pelo historiador e produtor cultural João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna.

O encerramento do festival será com o escritor, cordelista e declamador Jessier Quirino.

Enquanto os painéis acontecem no teatro, o evento também promove ações formativas, de incentivo à leitura e contação de histórias. O Festival também realiza uma campanha de arrecadação de livros infantis e juvenis que serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco, por meio da ONG Amigos no Sertão.

Leia Também:  Exposição na UFF relembra atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Mais informações estão disponíveis no site riomarrecife.com.br.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão

Publicados

em

São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
 
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
 
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
 
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
 
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
 
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.
 

Leia Também:  Feriado de Corpus Christi movimentará mais de 6 mil passageiros no Aeroporto de Sinop

*Com sonoplastia de Jailton Sodré




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA