CUIABÁ

CULTURA

Festival Guarnicê de Cinema recebe inscrições até 22 de fevereiro

Publicados

CULTURA

Realizado em São Luís (MA), o Festival Guarnicê de Cinema, o mais antigo do Norte e Nordeste, está com inscrições abertas para realizadores que desejem participar da edição 2026.

Esta será a edição número 49 do evento, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As inscrições são gratuitas devem ser feitas pela internet até o dia 22 de fevereiro.

Podem participar produções de todo o país, finalizadas após julho de 2024, nas seguintes categorias competitivas: Mostras Nacionais, curtas e longas-metragens e Mostras Maranhenses, que além de curtas e longas, têm o adicional da categoria videoclipes. Cineastas do Maranhão podem exibir suas obras tanto na mostra estadual quanto na nacional, desde que realizem inscrições distintas.

No site é possível acessar o edital completo, onde estão disponíveis todos os critérios para inscrição e as premiações.

A lista preliminar das obras selecionadas será divulgada até o dia 7 de abril de 2026, com prazo para interposição de recursos nos dias 8 e 9 do mesmo mês. A lista final será publicada no dia 14 de abril.

Leia Também:  Mato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador brasileiro

A programação contará também com mostras paralelas e atividades formativas, como oficinas, palestras, workshops e o tradicional seminário Ciência Cine Guarnicê.

As inscrições para as Mostras Competitivas de Jogos Digitais e Universitária serão divulgadas em regulamentos específicos.

O 49º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá entre os dias de 9 a 16 de julho.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão

Publicados

em

São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
 
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
 
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
 
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
 
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
 
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.
 

Leia Também:  Escadaria Baden Powell recebe tradicional lavagem de São Sebastião

*Com sonoplastia de Jailton Sodré




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA