CULTURA
Festival em Maceió leva o cinema para a praia
CULTURA
Sessões de cinema na praia, ao ar livre. Essa é a proposta do Festival Horizontes que começa nesta sexta-feira (24) e segue até o próximo domingo (26) em Maceió. As sessões são gratuitas e começam sempre a partir das 19h, na Praia do Francês, na orla da capital alagoana.

A programação reúne longas e curta-metragens com destaque para produções reconhecidas nos festivais de Cannes, Gramado e Rio. O telão foi montado nas proximidades do letreiro “Eu amo o Francês”, um dos pontos turísticos da cidade.
A abertura, nesta sexta, é com o documentário Para Vigo Me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley, que mergulha na trajetória do cineasta alagoano Cacá Diegues e estreou no Festival de Cannes do ano passado.
No sábado (25), é a vez do longa de terror Herança de Narcisa, que tem no elenco os atores Paolla Oliveira, Rosamaria Murtinho, Pedro Henrique Müller e Elvira Helena. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular na mostra Première Brasil: Novos Rumos, no Festival do Rio de 2025.
Encerrando a primeira edição do festival, no domingo, haverá a exibição de Criadas, dirigido por Carol Rodrigues. O filme venceu o Prêmio do Público de Melhor Filme Brasileiro de Ficção na última Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e também conquistou o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio de 2025, com Mawusi Tulani e Ana Flavia Cavalcanti dividindo o Troféu Redentor.
Antes de cada longa, o público poderá conferir dois curtas-metragens, com produções do Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas. A programação completa está disponível no instagram do evento.
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste define prazo para regularização de fios e prepara mutirão a partir de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásCavalgada da ExpoPrimavera acontece no dia 15 e celebra tradição do campo em Primavera do Leste
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura informa transição de sistema para análise de projetos de Engenharia e Arquitetura
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste encerra consulta pública sobre concessão dos serviços de limpeza urbana
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste abre consulta popular para definir prioridades do orçamento de 2027
-
Rondonópolis3 dias atrásPrefeitura e Sebrae orientam empreendedores sobre participação em compras públicas
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais
-
Rondonópolis3 dias atrásRondonópolis já alcança mais de 71 quilômetros de vias recuperadas com microrrevestimento


