CULTURA
Balé Teatro Castro Alves seleciona artistas-pesquisadores
CULTURA
Considerado um dos principais grupos de dança do país, o Balé Teatro Castro Alves, sediado em Salvador, está com inscrições abertas para selecionar três artistas-pesquisadores de qualquer estado do país para investigar a trajetória dos 45 anos do grupo.

As inscrições para o projeto “Memórias em Movimento” estão abertas até o dia 25 de maio no site da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no endereço ba.gov.br/fundacaocultural. Além do formulário de inscrição, o edital com todo o regulamento e demais pré-requisitos também está disponível no site.
A investigação acadêmica sobre a história da companhia poderá ser desdobrada para produtos artísticos de diversas naturezas, tais como trabalhos de dança, performances, criações musicais, registros ou ensaios fotográficos, obras audiovisuais, instalações ou outras intervenções artísticas que dialoguem com a memória e a trajetória do grupo. Será destinado um prazo de quatro meses para desenvolvimento da pesquisa envolvendo os processos criativos, as obras, os coreógrafos e os agentes técnicos que atuaram nestas mais de quatro décadas na construção da trajetória do Castro Alves.
O resultado da seleção dos artistas-pesquisadores está previsto para 4 de junho.
O Balé Teatro Castro Alves foi fundado em 1981 em Salvador, na Bahia. O grupo é a primeira companhia pública de dança do eixo Norte-Nordeste e a quinta companhia de dança no Brasil. Nesses 45 anos de história, ele passou a ser referência na dança moderna e contemporânea e já apresentou mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.
CULTURA
Festival Ecofalante de Cinema divulga filmes da mostra competitiva
A organização do Festival Ecofalante de Cinema divulgou curtas e longas que farão parte das mostras competitivas deste ano.

Esta é a 15ª edição do Ecofalante, que acontece anualmente e é considerado o mais importante evento audiovisual da América do Sul focado em questões socioambientais.
A exibição dos 55 filmes selecionados acontecerá entre os dias 28 de maio e 10 de junho em salas de cinema, espaços culturais e educacionais da cidade de São Paulo. Este ano, obras de pelo menos 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a programação.
O acesso às sessões é gratuito tanto para a categoria “Competição Territórios e Memória”, quanto para a “Concurso Curta Ecofalante”. Para a primeira categoria foram escolhidos 12 longas e 19 curtas-metragens. Já o Concurso Curta Ecofalante – exclusivo para obras realizadas por estudantes universitários, do ensino médio, técnico e livre, terá 24 títulos nesta edição. Nas duas mostras competitivas as obras tratam de temas socioambientais como emergência climática, povos tradicionais, questões étnico-raciais, questões de gênero, ativismo, políticas públicas, resíduos sólidos, contaminação, biodiversidade, sustentabilidade, entre outras.
Além das mostras de filmes competitivas, o festival contará com atividades paralelas como ações formativas, debates e bate-papos com realizadores e especialistas. A programação completa ainda será divulgada pela organização através do site ecofalante.org.br.
Filmes de edições anteriores da mostra podem ser acessados por educadores e instituições de ensino através da plataforma EcofalantePlay, que é uma extensão virtual do Programa Ecofalante Universidades. O endereço para conhecer o streaming gratuito é play.ecofalante.org.br
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásEx-BBB Brigido Neto pede Adriane Façanha em casamento em jantar romântico: ‘Sim’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásThati Lopes anuncia nascimento da primeira filha e exibe momento: ‘Agora começou!’
-
CULTURA4 dias atrásItamaraju, no sul da Bahia, recebe sessões gratuitas do Cine Petrobras
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásGraciele Lacerda curte dia de piscina em família e exibe momento: ‘Que dia incrível!!’
-
ENTRETENIMENTO17 horas atrásBruna Biancardi compartilha momentos em família e celebra aniversário do pai
-
CULTURA4 dias atrásAtores e roteiros criados por IA não poderão concorrer ao Oscar
-
CULTURA4 dias atrásDatas dos arrastões do Arraial do Pavulagem, em Belém, são definidas
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásNaiara Azevedo lança novo EP e celebra 15 anos de carreira com projeto especial


