CULTURA
Balé Teatro Castro Alves comemora 45 anos com diversas apresentações
CULTURA
Um dos principais grupos de dança da Bahia, o Balé Teatro Castro Alves está completando 45 anos e tem várias apresentações neste mês de abril. Uma delas é o espetáculo “Verivérbio”, em cartaz nestas quinta (9), sexta (10) e sábado (11) e também nos dias 23, 24 e 25 de abril, sempre a partir das 19h, no Goethe-Institut Salvador, localizado no Corredor da Vitória. Haverá apresentações também no Centro Cultural da cidade de Santo Antônio de Jesus, no dia 17 de abril, e no Sesc de Feira de Santana, no dia 29 deste mês.

A montagem investiga o ato de falar como uma manifestação múltipla, que transcende a emissão verbal. Em cena, a palavra se transforma em gesto, ritmo e respiração, propondo uma dança que emerge como uma “fala sem voz”.
Aulas abertas
Desde o início de abril, estão ocorrendo também, no Espaço Xisto Bahia, aulas abertas de pilates, balé clássico e alongamento, sempre às 13h, conduzidas por bailarinos da companhia. A iniciativa é gratuita e voltada para artistas da dança e pessoas com nível intermediário e avançado. O calendário das aulas abertas está disponível no perfil do balé no Instagram.
Balé Teatro Castro Alves
O Balé Teatro Castro Alves foi fundado em 1981 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves, localizado em Salvador, na Bahia. O grupo é a primeira companhia pública de dança do eixo Norte-Nordeste e a quinta companhia de dança no Brasil. Nesses 45 anos de história, ele passou a ser referência na dança moderna e contemporânea e já apresentou mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.
CULTURA
Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão
São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado.
O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão volta a ser palco, até o próximo domingo, da festa que reúne cultura popular, música nordestina, artesanato, gastronomia típica e grupos culturais, com destaque para o bumba-meu-boi.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o bumba-meu-boi será um dos protagonistas da programação, com apresentações de grupos tradicionais como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Axixá, Boi de Morros, Boi Barrica, Boi de Santa Fé, Boi da Madre Deus e Boi de Nina Rodrigues.
A programação terá ainda o Barracão do Forró, comidas típicas e apresentações culturais com grupos de tambor de crioula, cacuriá e shows musicais. A Banda Mastruz com Leite, atração nacional, promete transformar o Ceprama em um grande salão de forró.
Durante o evento, o público poderá visitar o Barracão do Artesanato e conhecer peças produzidas por artesãos maranhenses, como biojoias, artigos em palha de buriti, bordados, acessórios juninos e produtos ligados ao universo do bumba-meu-boi.
Este ano, o São João do Maranhão deve movimentar mais de 2,8 milhões de pessoas ao longo do período, segundo estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No Instagram da Secretaria de Cultura do Maranhão já é possível acessar parte da programação, que continuará em atualização nos próximos dias.


*Com sonoplastia de Jailton Sodré
-
Primavera do Leste7 dias atrásExpo Primavera 2026 começa em grande estilo e reúne milhares de pessoas
-
Sinop3 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura convida empresários para o lançamento oficial do Programa “Prospera + Diamantino”
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste conclui dissipador de água no bairro Tuiuiú antes do prazo


