CUIABÁ

CUIABÁ

Unidades básicas de saúde realizaram mais de 2,6 milhões de atendimentos em 2022

Publicados

CUIABÁ

O fortalecimento da rede municipal de saúde é a principal preocupação da gestão Emanuel Pinheiro, que não tem medido esforços para levar à população um serviço de qualidade, apesar dos muitos percalços ocasionados pela pandemia. Na Atenção Primária, por exemplo, muito tem sido investido em reformas de unidades e capacitação das equipes. 

O número de atendimentos nas unidades básicas de saúde neste ano superou a quantidade de 2019, último ano antes da pandemia, quando todos os serviços ainda funcionavam sem restrições. Em 2022, foram realizados 2.672.609 atendimentos na Atenção Básica até o dia 18 de dezembro, enquanto em 2019 foram 2.260.648 o ano inteiro.

“Em 2020, ano em que começou a pandemia no Brasil, tivemos que diminuir drasticamente os atendimentos nas UBS, que eram feitos com normas rígidas de segurança para evitar a contaminação. Naquele ano realizamos 1.459.808 atendimentos. Em 2021, com o início da vacinação e com o número de óbitos entrando em queda, fizemos 1.954.325 atendimentos, pois pudemos voltar a receber os pacientes normalmente nas unidades”, explicou Flavia Guimarães, secretária-adjunta de Atenção Primária.

Leia Também:  Candidatos classificados em processo de seleção de novos membros do Conselho Tutelar têm até dia 21 para protocolo de documentação

Dentro destes mais de 2 milhões de atendimentos realizados neste ano, mais de 830 mil foram visitas domiciliares e territoriais. Em relação à vacinação, foram aplicadas nas unidades de saúde 264.186, entre vacinas de rotina e contra Covid-19. Foram realizados mais de 980 mil procedimentos individualizados e 67 mil atendimentos odontológicos.

“Mesmo com os problemas que tivemos de demissão de muitos servidores, que foram substituídos ao longo do ano por aprovados nos processos seletivos, ainda assim conseguimos realizar um número superior de atendimentos ao levarmos em conta os últimos quatro anos. Ainda estamos reestruturando a Atenção Básica, que, se Deus quiser, em breve terá as unidades com o quadro completo, principalmente com médicos, que é o nosso maior gargalo no momento. Já estamos fazendo uma nova estratégia para preencher essas lacunas até os aprovados do concurso tomarem posse. A pandemia também afetou muito na questão de insumos e medicamentos, mas temos feito o enfrentamento para termos resultados mais positivos em 2023. Estamos no caminho certo, trabalhando com muita responsabilidade para oferecer uma saúde cada vez melhor para os usuários das unidades básicas”, concluiu a secretária-adjunta.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro recebe vista de festeiros de São Benedito

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro recebe vista de festeiros de São Benedito

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA