CUIABÁ
Sugestão de Pauta: Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher será aberta nesta segunda-feira (14)
CUIABÁ
Começa na segunda-feira (14), às 14h, e vai até o dia 18, em quatro unidades educacionais da rede pública municipal de Educação, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá por meio das Secretarias Municipais de Educação e da Mulher. Voltada para estudantes do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 15 anos, a Semana Escolar visa integrar a comunidade no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das várias formas de violência.
A ação atende as determinações da Lei nº 14.164/2021, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
A abertura da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher será no dia 14 de março, às 14h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Moacyr Gratidiano Dorilêo, localizada no bairro Parque Ohara, na Regional Sul da Capital, com a presença de autoridades, da comunidade escolar, gestores das unidades educacionais da região e sociedade em geral. A unidade educacional atende 692 estudantes, do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º Ano e será a primeira a receber as palestras e materiais educativos.
Na terça-feira (15), às 08:30h, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher prossegue com atividades na EMEB Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Novo Colorado, na Regional Oeste. Na quarta-feira (16), também às 08:30h o evento será na EMEB Antônia Tita Maciel, no bairro Jardim Florianópolis, na Regional Norte e no dia 17, no mesmo horário, na EMEB Profª. Francisca Figueiredo Arruda Martins, no bairro Jardim Eldorado, na Regional Leste. Cerca de 2 mil estudantes vão participar da ação.
SERVIÇO:
Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher – Projeto Mãos Amigas
Data: 14 a 18/03/2022
Abertura
Dia: 14/03/2022
Hora: 14h
Local: EMEB Moacyr Gratidiano Dorilêo
Rua dos Pardais, bairro Parque Ohara
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


