CUIABÁ
Sugestão de Pauta: Lavagem da escadaria da Igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado (24)
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, convida para a 7ª Edição da ‘Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e de São Benedito, que acontece nesse sábado (24). A concentração para o início da lavagem será às 8h e o encerramento das atividades será às 17h (veja a programação abaixo).
O evento que integra o calendário anual de atividades do município, tem como objetivo a promoção da igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações das comunidades tradicionais quilombolas e as religiões de matriz africana.
A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) com café da manhã e entrega dos materiais e caminhada repleta cânticos, toque de tambores, danças e água de cheiro.
O ato de Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário da Igreja e São Benedito, é um evento sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural dizendo não a todas as formas de racismo, violência, discriminação racial e intolerância religiosa, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais (quilombolas) e povos de terreiros e religiosidade de matrizes africana.
Mais informações podem ser obtidas pelo canal oficial do facebook- https://www.facebook.com/lavagemcba.
Confira a programação:
24/06
5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)
5h45 – Café da manhã
6h30 – Entrega das quartinhas (Jarro ornamentado que as mães carregam com a água de cheiro)
7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)
8h – Concentração
9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”
12h – Encerramento
12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)
12h30 – Deslocamento para o clube
13h – Feijoada de confraternização
17h – Encerramento do evento
Serviço:
Assunto: Lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: 24/06 (Sábado)
Onde: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)
Horário: A partir das 5h
Informações: (65) 9.8131.6147 ou (65) 99241.3469
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA9 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


