CUIABÁ
Semana Pedagógica da Escola Cuiabana registra mais de 11 mil visualizações durante abertura nesta terça-feira ( 25)
CUIABÁ
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, abriu na manhã desta terça-feira (25), a edição 2022 da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana falando sobre os desafios da Educação neste momento pandêmico e as ações da gestão Emanuel Pinheiro para a pasta. Durante a abertura do evento, os canais da Escola Cuiabana registraram 11.360 visualizações. A Semana Pedagógica 2022 está sendo transmitido, online, pelos canais 1 e 2, da Escola Cuiabana, no YouTube.
O evento formativo, uma ação da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Educação, terá ao longo dos próximos dias, até o dia 4/02, quando acontece a Aula Inaugural, palestras, oficinas e conferências, com o objetivo de subsidiar os mais de 8 mil profissionais da Educação do Município no seu trabalho educativo e na realização do planejamento escolar referente ao Ano Letivo.
Na abertura, no canal 1, a secretária Municipal de Educação Edilene Machado deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a dedicação e empenho dos profissionais da Educação. “A Educação de Cuiabá é referência em todo o Brasil em razão do trabalho realizado pelos profissionais. Continuamos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e, estamos superando esse momento de pandemia com excelência impulsionados pelos investimentos realizados pela gestão Emanuel Pinheiro”, salientou a gestora.
Edilene Machado disse que em 2022 o foco da Educação do Município será a busca ativa dos estudantes e as ações visando a recuperação das habilidades não adquiridas durante quase dois anos de pandemia. A secretária Municipal falou sobre os programas implementados na rede, entre eles o de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o Programa de Melhoria da Proficiência (Promp) e lembrou aos pais que os Kits de Material Escolar serão entregues para os 54 mil estudantes da rede, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, na primeira semana de aula. A gestora disse ainda que as entregas iniciadas em 2021, dos notebooks e mesas tabletes para os professores, os Técnicos em Desenvolvimento Infantil terão continuidade e anunciou uma novidade direcionada aos estudantes, os Laboratórios Móveis que darão suporte as atividades em sala de aula.
Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Lilo Pinheiro falou sobre a parceria do legislativo com a Prefeitura de Cuiabá e a iniciativa privada, que viabilizaram a entrega, no ano passado, das obras de reforma do Centro de Atendimento ao Autista, localizado no antiga Escola do Moinho, no bairro Santa Cruz II (Regional Sul) , da Capital. “Queremos anunciar, também como resultado dessa parceria, a disponibilização de uma plataforma voltada aos profissionais da Educação e pais de alunos, com um Curso de Qualificação para o trato das crianças com autismo. São 10 mil vagas e o curso tem duração de seis meses, com carga horária de 120h, totalmente gratuito para os servidores da Educação. Estamos a disposição para somar com a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Educação implementando políticas públicas de resultado e o oferecimento de um serviço público de qualidade, trazendo bem estar a população”, disse o vereador Lilo Pinheiro,
No canal 2, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar abriu a jornada de palestras saudando os profissionais e falou sobre as expectativas do Município em relação ao início do Ano Letivo 2022. “A Semana Pedagógica foi preparada com muito carinho e responsabilidade para os nossos mais de 8 mil profissionais da educação. Durante essa jornada estaremos debatendo temas importantes e, a nossa expectativa é de que no próximo dia 7 de fevereiro possamos receber nossos mais de 54 mil estudantes de forma segura e que possamos cumprir a nossa missão, que é de levar aos estudantes o ensino e a aprendizagem”, disse a secretária adjunta Débora Marques Vilar.
Participaram da abertura da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, a diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel e a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.
Programação
Após a abertura oficial, no canal 1, foi realizada a palestra, ‘Educação Inclusiva: a Importância da Estimulação Essencial e o papel do educador na 1ª Infância, com a Prof.ª Fabiana Leme, especialista em Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com deficiência e/ou Transtornos na Rede Pública de Ensino.
No canal 2 aconteceu a palestra, ‘Saúde e biossegurança: utilização de EPIs e outros equipamentos de trabalho nas unidades educacionais’, com a especialista Rafaela Reis Regis Fonseca e, seguida da palestra, Dialogando com Técnicos de Nutrição Escolar, com a especialista Camila Viana Fraiberg.
No período da tarde, no canal 1, será realizada a Oficina Pedagógica, ‘O processo de ensino aprendizagem de Arte: desafios e possibilidades com o Prof. Esp. Vinicius Cruz, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Logo após acontecerá a palestra Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento com o Prof. Especialista Marco Antonio Braga.
No canal 2, a palestra será sobre o tema ‘Educação Infantil em foco: possibilidades pedagógicas e desafios para a 2ª Infância, com o Profª. Drª. Cristiannny Portela a partir das 14:10h.
SERVIÇO:
Semana Pedagógica da Escola Cuiabá – 2022
Data: 25/01 a 04/02 – Aula Inaugural
Local: Transmissão online pelos Canais da Escola Cuiabana no YouTube
PROGRAMAÇÃO
Vespertino
DATA 25/01
CANAL 1
14:00 h – Interação – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes
Secretária de Educação – Prof.ª Esp. Edilene de Souza Machado
Diretora de Gestão Educacional – Prof.ª Ma. Mabel Strobel
Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende
14:10h às 15:30h – Oficina Pedagógica – O processo de ensino aprendizagem de Arte: desafios e possibilidades
Palestrante: Prof. Esp. Vinicius Cruz (UFMT)
Mediação: William Ortega
Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende
15:25 h – Perguntas/Dúvidas do Chat – William Ortega
15:30 h – Encerramento – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes
15:50 h às 17:30 h – Palestra – Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento
Palestrante: Prof. Esp. Marco Antônio Braga (SME)
Mediação: Edmilson Marques de Moraes
Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende
17:25 h – Perguntas/Dúvidas do Chat
17:30 h – Encerramento – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes
VESPERTINO
CANAL 2
14:00 h – Interação – Dicélia Faustina Corrêa
14:05 h – Abertura
Secretária Adjunta de Educação: Prof.ª Esp. Debora Marques
Coordenadora Técnica de Ensino – Prof.ª Ma. Zileide Lucinda dos Santos
Intérpretes: Dalva Santana e Letícia Cortes
14h 00 às 15:30h – Palestra – Educação Infantil em foco: possibilidades pedagógicas e desafios para a 2ª Infância
Palestrante: Prof.ª Dr. ª Cristianny Portela
Mediação: Uilmara Castañon
Intérpretes: Dalva Santana e Letícia Cortes
15:25 h – Perguntas – Uilmara Castañon
15:30 h – Interatividade/Encerramento – Dicélia Faustina Corrêa
CUIABÁ
99Food inicia operação em Cuiabá e Várzea Grande com 1,5 mil restaurantes cadastrados
A plataforma de delivery 99Food iniciou oficialmente suas operações em Cuiabá e Várzea Grande, ampliando a oferta de serviços de entrega de refeições e bebidas na região metropolitana. A chegada à capital mato-grossense faz parte da estratégia nacional de expansão da empresa, que já está presente em mais de 120 cidades brasileiras.
A operação começa com aproximadamente 1,5 mil restaurantes cadastrados, entre grandes redes e estabelecimentos locais, além de cerca de 1,1 mil entregadores parceiros. O objetivo é ampliar as alternativas para os consumidores, criar novos canais de venda para os restaurantes e oferecer oportunidades de ganhos aos profissionais de entrega.
A expansão em Mato Grosso dá sequência ao avanço da plataforma pelo Centro-Oeste. No último mês, a 99Food também passou a atender municípios estratégicos do agronegócio estadual, como Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde.
Disponível no SuperApp da 99, o serviço utiliza ferramentas de geolocalização e inteligência artificial para conectar pedidos aos entregadores mais próximos, estimar o tempo de preparo dos alimentos e definir rotas de entrega.
Segundo a empresa, a tecnologia permite otimizar as operações e reduzir o tempo de espera. A plataforma informa que registra média de 29 minutos para entregas em distâncias de até cinco quilômetros.
Empresa aposta no potencial econômico de Cuiabá
O diretor sênior de Comunicação da 99, Bruno Rossini, destacou a importância da chegada à capital mato-grossense para a estratégia de crescimento da companhia na região Centro-Oeste.
“Cuiabá representa um passo importante na nossa expansão pelo Centro-Oeste. Estamos falando de uma capital com forte atividade econômica, localizada em um dos estados que mais contribuem para o agronegócio brasileiro e com uma identidade gastronômica e cultural muito própria. Queremos fazer parte da rotina da cidade, oferecendo preços justos para os consumidores, oportunidades de ganhos para os parceiros e condições competitivas para os estabelecimentos”, afirmou.
Durante a fase inicial, os entregadores parceiros também contarão com incentivos operacionais destinados a estimular a realização de entregas e corridas por meio da plataforma.
Gastronomia regional ganha espaço no delivery
A chegada da 99Food também amplia as possibilidades de acesso à diversidade gastronômica de Cuiabá. Conhecida pela culinária tradicional, a capital reúne restaurantes, bares, cafeterias, churrascarias e peixarias que representam diferentes influências culturais.
Entre os pratos típicos estão a mojica de pintado, o pacu assado, a ventrecha de pacu, o Maria Isabel e a farofa de banana, além de doces regionais. Os peixes de água doce e os sabores associados ao Pantanal são algumas das principais características da gastronomia mato-grossense.
A empresa pretende integrar essa diversidade à oferta de estabelecimentos disponíveis no aplicativo, incluindo tanto redes conhecidas quanto empreendimentos locais.
Além do delivery de refeições e bebidas, a estrutura de serviços da 99 na região também contempla soluções de mobilidade, entregas e serviços financeiros.
-
CURIOSIDADES7 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA7 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA6 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES7 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA7 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA7 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA6 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai


