CUIABÁ
Secretários debatem com representantes da Câmara Texana de Comércio estratégias internacionais de fomento da economia
CUIABÁ
Os secretários de Governo e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Luis Cláudio Sodré e Francisco Vuolo, se reuniram, na tarde de quarta-feira (18), com representantes da Câmara Texana de Comércio do Brasil, para traçar estratégias internacionais de fomento à economia local, por meio do impulsionamento da agricultura familiar, alavancando, consequentemente, os índices de geração de emprego e renda, com o apoio das tecnologias de ponta.
O programa de Importação e Exportação, IMEX Cuiabá, idealizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com ênfase no aprimoramento das atividades comerciais, será responsável por interligar os acordos entre o Executivo Municipal e as transações exteriores, trazendo até o município, medidas eficazes, semelhantes àquelas já adotadas em países considerados referências no segmento.
“É uma satisfação muito grande para a Prefeitura de Cuiabá recebê-los, promovendo uma relação de business com as instituições. Temos um dos pilares a ser trabalhado que é o IMEX, para que possamos prospectar aquilo que é trabalhado, fabricado e comercializado na região e, ao mesmo tempo, trazer aquilo que há de melhor, uma vez que a cidade está na iminência de um crescimento, tanto na parte logística, como muitas outras, formando uma bela parceria de benefício de todos”, disse Vuolo.
O presidente da Texan Chamber, Max Paul, revelou que a visita tem como objetivo oportunizar a concretização de novos negócios. “Vamos utilizar sinergia e práticas que consideramos oportunas. Sempre trabalhando em conjunto com o Poder Público, empresas privadas e instituições de ensino, buscando a atração de novos investimentos”, declarou.
Na administração atual, o programa será executado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá. Os processos de importação e exportação devem ser feitos em recinto alfandegado, sob a supervisão dos órgãos aduaneiros, Receita Federal, Ministério de Agricultura e Anvisa.
Participaram do evento, o representante comercial e internacional da Agrotec, Genivaldo Prates, a desenvolvedora de negócios exterior da Câmara Texana, Karina Erani e a secretária Municipal de Turismo, Nilza da Silva Taques.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA7 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


