CUIABÁ

CUIABÁ

Secretário participa da abertura da programação do mês do Meio Ambiente do TCE

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, participou, na manhã desta terça-feira (31), da abertura da programação do mês do Meio Ambiente,iniciativa de autoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A solenidade ocorreu na sede do órgão, na capital. A ação busca estimular a cultura da preservação e do desenvolvimento sustentável em parceria com os municípios mato-grossenses, onde o quantitativo de mudas plantadas seja equivalente ao número de habitantes, respectivamente.

Representando o Executivo Municipal, o chefe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), Renivaldo Nascimento, enfatizou que a ação retrata uma soma de esforços mútuos, beneficiando à população em primeiro lugar.

“A proposta é que façamos isso todos os anos e com certeza essa é uma meta que será alcançada também, uma vez, que nenhum empreendimento é aprovado na cidade, sem que se plante uma árvore em suas intermediações. Uma ideia fantástica do conselheiro Sérgio Ricardo que vamos abraçar”, externou. 

Presidente do Comitê Ambiental (Comam) do órgão de controle, o conselheiro Sérgio Ricardo afirmou que mais de três mil plantas serão distribuídas. “Quando falamos sobre problemas ambientais, precisamos falar também em ações permanentes de reflorestamento, como forma de mitigar o desmatamento que ocorre em grande escala no país”, disse.

Leia Também:  Prazo para negociação de dívidas, com até 95% de desconto em juros, termina no dia 30 de novembro

Dentre as espécies de mudas estão: goiaba, jabuticaba, acerola, bacupari e Ipê. A programação desenvolvida pelo TCE-MT se estende até 30 de junho. Além disso, estiveram presentes, a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli e o presidente, conselheiro José Carlos Novelli.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  ‘Natal da Gente 2023’ leva o encantamento, uma carreta de luz, Papai Noel e muito mais para o bairro Parque Cuiabá

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA