CUIABÁ
Secretário destaca criação do Plano Municipal de Cultura durante posse dos acadêmicos da Acilbras
CUIABÁ
Visando o fortalecimento e incentivo ao setor cultural e artístico da capital, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou a criação do Plano Municipal de Cultura que está sendo construído à várias mãos pelo Executivo, ouvindo atentamente toda a categoria. O anúncio foi feito durante a realização da segunda edição do Sarau Cuiabano, na tarde desta segunda-feira (7), no plenário da Câmara de Cuiabá.
Na oportunidade, a superintendente da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (Acilbras), Jacy Proença, homenageou 30 acadêmicos de diversos segmentos do meio artístico, entregando a cada um deles a medalha de honra ao mérito.
Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, Aluízio externou sua gratidão em participar da cerimônia e pontuou a força-tarefa que vem sendo executada pela Pasta com intuito de manter vivo os costumes da sociedade cuiabana, herança esta que perpetua por gerações.
“É caminhando que se constrói caminhos. Queremos em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, dizer que não irá faltar apoio para suas iniciativas. Vamos fazer a diferença em nosso país, fazendo aquilo que vocês tanto querem, cultura, que Cuiabá viva uma explosão cultural. Nada disso será possível se não fizermos aquilo que desejamos e sonhamos, que é o Plano Municipal de Cultura. Queremos fazer ouvir as pessoas, vocês aqui presentes para que possamos fazer ass mudanças e transformações que tanto precisamos”, disse.
O toque especial contou com a apresentação de canto lírico e popular, declamação de poesias, dentre outros espetáculos e discursos representativos que marcaram a festa.
A jornalista e mestre em História, Neila Barreto, uma das homenageadas, relatou que seu engajamento é fruto de um trabalho voluntário – sem fins lucrativos, levando ao conhecimento da população, informações de suma relevância para construção e formação social dos cidadões.
“Eu fico muito feliz em ocupar esses cargos que são reconhecidos pelo serviço que você presta a comunidade. Esse processo de valorização da cultura do artesanato, dos artistas, poetas e microempreendedor cultural é muito importante. Eu vejo que nesse ato o reconhecimento da cultura mato-grossense”, completou.
Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o maestro Fabrício Carvalho, um dos maiores precursores musicais do Estado, também esteve presente. Para ele, a celebração serve de incentivo para impulsionar a continuação dos trabalhos.
“Aqui estamos entre pares, gente que acredita na cultura e na educação como elemento de equalização da sociedade. Aqui tem pessoas que eu respeito muito capitaneadas pela professora Jacy Proença, na casa do povo. Todos nós temos uma série de trabalhos que por si só falam da nossa carreira, juntos somos mais fortes”, elencou.
Representando o presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná (MDB), a secretária de comunicação do legislativo, Elizângela Tenório se colocou à disposição para ajudar a classe, reiterando que o parlamento encontra-se de portas abertas para receber os projetos que irão impactar diretamente os munícipes.
Estiveram presentes, a deputada Estadual por Roraima, Betânia Almeida, a cantora Sophie Campos e a Miss Brasil Kids, Valentina Miniguini.
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA8 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


