CUIABÁ
Secretário-adjunto vistoria sede da Vigilância em Saúde e determina soluções para frota de 12 veículos abandonados pelo gabinete de intervenção do Estado
CUIABÁ
Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de Saúde, Deiver Teixeira, o secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Oscarlino Alves, realizou uma vistoria nesta quinta-feira (11) para entender as circunstâncias e as causas de um problema de falta de frota deixado pelo gabinete de intervenção do Estado. Com 12 carros próprios a diretoria não possui nenhum carro em funcionamento, mas havia um processo de contratação para o conserto.
Após a intervenção, a contratação da manutenção dos automóveis foi cancelada e a solução encontrada foi a locação de um Renault Duster e duas Saveiros. Os veículos, no entanto, não atenderam a demanda da diretoria, que necessita de picapes para o transporte de equipe especializada , equipamentos e insumos.
“Problemas na área da saúde são históricos, mas aqui é uma área em que havia veículos rodando, da forma como foi deixado nos deixou de uma forma vulnerável”, afirmou o secretário-adjunto Oscarlino Alves. “As providências que estão sendo tomadas é retomar essa estrutura para realizar os serviços de Vigilância”, completou o secretário.
Segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Cuiabá, Benedito Oscar, os veículos deixados pela intervenção no pátio estão acumulando água parada, causando risco de foco do mosquito da dengue. O diretor lembrou que, ao negar o conserto dos veículos, a intervenção apresentou a solução de locação, mas os veículos locados não são apropriados para comportar equipe especializada, equipamentos e insumos necessários nas ações.
“Se intensificamos a chuva agora e tivermos uma epidemia de dengue, nós não temos nenhum veículo funcionando para fazer bloqueios nos bairros, estamos com muita dificuldade e quando relatei essas dificuldades o nosso secretário-adjunto veio até a nossa sede para ver de perto e encontrar soluções”, completou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásDaniella Cicarelli exibe rotina fitness e impressiona com treino ao ar livre
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásPaolla Oliveira celebra aniversário com surpresa e piquenique ao amanhecer


