CUIABÁ

CUIABÁ

Secretaria de Saúde e hospitais privados discutem notificações de arboviroses

Publicados

CUIABÁ

A secretária municipal de Saúde, Dra Lúcia Helena Barboza Sampaio, reuniu-se nesta semana com os diretores técnicos dos principais hospitais particulares de Cuiabá para tratar da alta subnotificação de casos de arboviroses – doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde para tratar dos procedimentos de notificação dessas doenças pela rede privada, garantindo um banco de dados mais completo para o planejamento de ações no município.

Segundo estimativas, cerca de 5 mil casos podem estar represados devido à falta de integração entre as notificações feitas pelos hospitais privados e o sistema da Vigilância em Saúde. Participaram da reunião representantes do Hospital Geral, Clínica Femina e Complexo Hospitalar Jardim Cuiabá, que esclareceram que as notificações estão sendo feitas fisicamente e encaminhadas à Vigilância, principalmente em casos confirmados, devido à rapidez na obtenção dos diagnósticos dentro das unidades.

A secretária Lúcia Helena destacou a importância dessa integração para que a Vigilância Sanitária tenha uma visão mais realista do cenário epidemiológico da cidade.

Leia Também:  Prefeitura interdita trecho na Miguel Sutil para eliminar pontos de alagamentos; Semob divulga desvios

“Fiquei muito satisfeita em ouvir que os hospitais já fazem as notificações, mas percebemos que elas podem estar represadas na Vigilância, aguardando inserção no sistema. Isso impacta diretamente no planejamento de ações de combate às arboviroses. A rede privada atende cerca de 30% da população de Cuiabá, e essas informações são essenciais para termos um panorama completo da circulação dessas doenças”.

Durante o encontro, os hospitais demonstraram interesse em acessar diretamente o sistema de notificação do Ministério da Saúde, agilizando o registro dos casos e reduzindo a carga de trabalho da Vigilância, que atualmente precisa inserir manualmente as notificações físicas no sistema do SUS. Para viabilizar essa integração, a Secretaria de Saúde se comprometeu a buscar uma solução em conjunto com a Vigilância Sanitária e a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

“Vamos estudar a viabilidade de permitir que a rede privada insira os dados diretamente no sistema, sempre respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nossa intenção é facilitar esse processo e garantir que as informações cheguem de forma mais ágil e segura”.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados no cargo de Professor

A Secretaria de Saúde seguirá dialogando com os hospitais privados para fortalecer essa parceria e garantir que as notificações sejam feitas de maneira mais eficiente, contribuindo para um melhor controle epidemiológico e para ações mais efetivas no combate às arboviroses e outras doenças na capital.

#PraCegoVer

A imagem principal mostra uma mesa de reunião, liderada pela secretária Lucia Helena, de cabelos brancos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Prefeitura interdita trecho na Miguel Sutil para eliminar pontos de alagamentos; Semob divulga desvios

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA