CUIABÁ
Secretaria de Saúde adere ao movimento “Julho das Pretas” e convida mulheres para realização de exames preventivos
CUIABÁ
Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana, Caribenha e da Diáspora, comemorado em 25 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, por meio da Área Técnica de Saúde da População Negra está realizando o “Julho das Pretas”, onde convida as mulheres, em especial mulheres negras, para realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero e de rastreio de câncer de mama.
De acordo com a responsável técnica da Saúde da População Negra da SMS, Nara Nascimento, em relação à saúde, as mulheres negras possuem as piores taxas de morbidade e mortalidade, se comparadas às mulheres brancas. “Especificamente em relação ao câncer de mama as mulheres negras correm 2 vezes mais risco de morrer por essa patologia do que as mulheres brancas, já em relação ao câncer de útero o risco dobra, sendo 4 vezes maior”, revelou.
Nara comentou que é necessário entender a realidade das mulheres negras oprimidas pelo racismo, machismo e muitas também pela pobreza. “Em Cuiabá 64,16% das mulheres são negras, sendo que destas a maioria 84,61% se declarou parda. Cerca de 18% estão na adolescência, 68% na idade fértil e 8% são idosas, 57% das que são chefes de família recebem menos de um salário mínimo e apenas 2,5% recebem de 5 a 10 salários”, ressaltou a RT.
“Decidimos aderir ao movimento nacional “Julho das Pretas” como forma de conscientização acerca da luta das mulheres negras em todas as esferas da sociedade. Como somos da Secretaria de Saúde, resolvemos promover essa intensificação dos exames preventivos. Cuidar do corpo, é uma forma de agradecer a vida, por isso a importância de manter seus exames em dia”, finalizou Nara.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásBruna Biancardi compartilha momentos em família e celebra aniversário do pai
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásHariany Almeida curte dia de lazer em fazenda de Goiás: ‘Sendo felizzzzzz’
-
Rondonópolis6 dias atrásNovo terminal rodoviário é inaugurado e reforça melhorias no transporte coletivo de Rondonópolis
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásDébora Falabella celebra dois anos de sucesso com espetáculo ‘Prima Facie’
-
CULTURA5 dias atrásSalão do Turismo começa hoje em Fortaleza
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásGabriely Miranda exibe primeira roupinha do filho com Endrick: ‘Preço impressionou’
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásAna Paula Padrão atribui beleza à genética e revela rotina sem rigor estético: ‘Herdei’
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrás‘Viva a Noite’ promove reencontro exclusivo do ‘Grupo Super Feliz’: ‘Marcou geração’


