CUIABÁ
Secretaria de Habitação inicia conferência de dados de lotes do bairro Dom Aquino e equipe faz plantão em centro comunitário
CUIABÁ
Dando sequência aos trabalhos de regularização fundiária em Cuiabá, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, sob orientação do prefeito Emanuel Pinheiro, prepara a entrega de títulos fundiários de um dos bairros mais tradicionais, o Dom Aquino. O local já passou pelo processo de georreferenciamento, e teve início nesta segunda-feira (21), por meio de um plantão no Centro Comunitário do bairro, a conferência das medidas dos lotes juntamente com os moradores. O atendimento será realizado das 9h às 12h e das 14hb às 17h, pelos próximos trinta dias (podendo ser prorrogado).
“Faremos a finalização da confecção do partido urbanístico, que é a calçada, divisão de lotes e quadras. O processo é necessário para entrega dos títulos aos moradores e depende da colaboração da comunidade se apresentar no plantão para concluirmos isso. Os títulos garantem às famílias a propriedade de suas moradias trazendo, assim, segurança jurídica e a valorização do seu imóvel “, explicou o secretário de habitação Leonardo Leão.
Leão pediu ainda para que os moradores do bairro recebam os funcionários da Secretaria que estejam usando carros oficiais, uniformes e crachás. “É um bairro que precisa ser regularizado e já foi feito o georreferenciamento do perímetro. Precisamos desta colaboração para concluirmos o mapa e para isso, precisa ser feito o cadastro dos moradores indicando informações sobre a frente, lateral e fundo dos lotes deles”, comenta.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), Renivaldo Nascimento, lembra que, atuando como vereador na Câmara Municipal de Cuiabá, articulou junto ao prefeito Emanuel Pinheiro, a regularização do Dom Aquino.
“Esse é mais um trabalho que se originou enquanto estava como vereador na Câmara de Cuiabá e prontamente o prefeito Emanuel, através da Pasta de Habitação, com o secretário Leonardo Leão, deu início aos trabalhos para regularizar a região de um dos bairros mais antigos da nossa cidade. A primeira etapa já foi feita, que é o georreferenciamento. E, agora, estamos em uma nova etapa onde é dos questionários sociais dos moradores que não possuem o título de propriedade. Esse trabalho em conjunto possibilitará que todos tenham as suas escrituras públicas. A gestão Emanuel Pinheiro tem compromisso e representante político do povo”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


