CUIABÁ
Secretária de Gestão destaca boa adesão dos servidores na capacitação de patrimônio e almoxarifado
CUIABÁ
A secretária municipal de Gestão, Ellaine Mendes, avaliou como positiva a participação dos servidores da Prefeitura de Cuiabá na 2ª etapa da capacitação de patrimônio e almoxarifado. O curso prático foi ofertado a mais de 70 pessoas que exercem na Administração Municipal funções ligadas diretamente a utilização do Sistema E-jade.
Organizado por meio da Diretoria de Patrimônio e Serviços, a atividade foi realizada na última semana de março, no laboratório de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação. As aulas foram ministradas pelo instrutor Flávio Elias Nunes Bueno e complementaram os conhecimentos adquiridos na etapa teórica, ocorrida nos dias 13 e 14 de março.
“Foram cinco dias troca de experiências entre servidores de todas as secretaria. Buscamos garantir as melhores condições possíveis para que todos pudessem assimilar os conteúdos e saíssem dessa capacitação aptos para aplicá-lo na prática. Todos estão de parabéns, pois tivemos uma adesão e dedicação extremante positivas”, avalia a secretária.
CAPACITAÇÃO CONTÍNUA
A oferta de qualificação aos servidores municipais de Cuiabá é uma ação contínua na gestão Emanuel Pinheiro. Com base no Plano Municipal de Capacitação, por exemplo, foi implantado o programa Educa Mais Servidor que, somente em 2022, beneficiou 3.261 servidores com cursos nas áreas estratégicas, operacionais e interpessoais.
As capacitações alcançaram servidores de todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá. Conforme relatório da Secretaria Municipal de Gestão, de 2017 a 2022, 6.933 pessoas tiveram acesso a cursos como Noções de Administração Públicas; Gestão e Fiscalização de Contratos; Nova Lei de Licitações, Ética e Noções no Serviço Público; Oratória; Libras; entre outros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande


