CUIABÁ
Secretária cita parcerias futuras com novo Hospital Universitário Júlio Müller
CUIABÁ
Na manhã desta quinta-feira (24), a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, realizou uma visita técnica às obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller, às margens da rodovia MT-040, que liga a capital a Santo Antônio do Leverger. A nova unidade é considerada uma das maiores obras de saúde pública em andamento no estado e representa um importante reforço para o sistema de saúde da capital e de Mato Grosso.
Com previsão de entrega dentro do prazo estipulado, o novo hospital contará com 228 leitos de internação, 63 leitos de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, e outros equipamentos de alta complexidade. A estrutura será composta por oito blocos hospitalares, que dobrarão a capacidade de atendimento em relação ao atual Hospital Júlio Müller, localizado no bairro Alvorada.
Durante a visita, a secretária Lucia Helena destacou o impacto que a nova unidade trará para a saúde pública. “É um hospital muito grande, que vai poder oferecer muitos serviços. Existem propostas de criação de residências médicas de várias especialidades. Ele está dimensionado para atender muito mais do que Cuiabá, acredito que o Estado inteiro”, disse.
Segundo a secretária, mesmo que a localização, fora da zona central da capital, gere desafios logísticos, o potencial da unidade é inegável. “Essa questão da localização talvez traga alguns problemas que poderão ser solucionados com o governador. Isso tem que ser muito bem estudado, mas as obras estão bem avançadas e eu acredito que realmente eles vão cumprir o prazo”.
A visita também contou com a presença de técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão da unidade após a entrega da obra pela UFMT. Os técnicos realizam, atualmente, uma vistoria técnica para avaliação dos sistemas que garantirão o pleno funcionamento do prédio, como instalação de elevadores, ar-condicionado e demais acabamentos.
Lucia Helena também ressaltou o interesse da Secretaria Municipal de Saúde em estabelecer parcerias e convênios com o novo hospital, tanto para ampliar o atendimento de especialidades que hoje não estão disponíveis na rede municipal, quanto para a formação de novos profissionais. “Temos todo interesse em firmar convênios e parcerias com o hospital para que possam suprir nossa necessidade de especialistas. Isso vai beneficiar também a população cuiabana, com mais acesso a atendimentos de alta complexidade”.
Atualmente, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) absorve grande parte da demanda do interior do Estado, mais de 40% dos atendimentos realizados são de pacientes oriundos de outros municípios. A inauguração do novo Júlio Müller deverá desafogar o HMC, redistribuindo a demanda regional.
“Quando eu falo em benefícios para Cuiabá, a gente faz uma análise de que, fazendo bem para todo o Estado, trazendo mais atendimentos e desafogando a saúde que Cuiabá carrega nas costas do Estado, isso também é um alívio para a nossa rede”, completou a secretária.
Com investimentos que ultrapassam R$ 221 milhões, a obra será finalizada pela UFMT e, em seguida, administrada pelo Governo Federal por meio da EBSERH. A entrega do novo Hospital Universitário Júlio Müller representa um passo significativo para o fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso.
#PraCegoVer
A imagem mostra a secretária de Saúde acompanhada de alguns representantes da empresa que administra o Hospital Universitário Júlio Müller. A gestora realiza uma visita técnica ao canteiro de obras onde será construído o novo HUJM.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA14 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


