CUIABÁ
Saúde mental e casos de dengue: Comissão de Saúde define primeiras ações
CUIABÁ
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A primeira reunião extraordinária da Comissão de Saúde ocorreu na manhã desta terça-feira (21), com a presença dos vereadores Michelly Alencar (UB), Alex Rodrigues (PV) e, de forma online, o vereador Ilde Taques (PSB). Foram definidas as primeiras ações da Comissão para os próximos dias no mês de janeiro.
Presidida pela vereadora Michelly Alencar, os parlamentares deliberaram que o foco inicial será buscar investimentos para saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco. O objetivo é conscientizar sobre os transtornos mentais, como: depressão, transtorno de ansiedade e transtorno de bipolaridade, por exemplo.
A Comissão decidiu que os vereadores farão visitas às unidades de saúde para entender como a atenção primária tem recebido os pacientes, para onde eles são encaminhados e as necessidades estruturais desses locais. Outro destaque foi a reestruturação dos Centros De Atenção Psicossocial (CAP’s).
Além da saúde mental, os vereadores debateram sobre as medidas que a Comissão vai tomar em relação ao surto nos casos de dengue, zika e chikungunya em Cuiabá.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a reativação do Comitê de Prevenção e Controle da Dengue, após um aumento de 60 % nos casos a doença em comparação ao mesmo período do ano passado.
O vereador Alex Rodrigues trouxe uma situação presenciada por ele, ao fazer uma visita à Unidade de Vigilância em Zoonoses do município na tarde de segunda-feira (20). O parlamentar afirmou que 13 veículos estão parados no pátio por falta de manutenção e que os agentes de endemias possuem apenas um carro para realizarem os trabalhos.                                                    
Os parlamentares definiram que vão levar essas demandas para a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio. O objetivo é saber se existe um planejamento para as pautas apresentadas durante a Comissão.
Acompanhe as Comissões pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/C%C3%A2maraMunicipaldeCuiab%C3%A1
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
CULTURA2 dias atrásCacique indígena usa literatura para exaltar povos originários
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO10 horas atrásAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásGrazi Massafera exibe abdômen trincado em treino antes de gravação de novela: ‘Pago!’
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásEm clima de romance, Nattan dança com Rafa Kalimann e declara: ‘A pessoa certa’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásRafa Kalimann cria cápsula do tempo para a filha em comemoração do Dia das Mães


