CUIABÁ
Sala de Amamentação e fraldários da Câmara de Cuiabá serão inaugurados na próxima semana
CUIABÁ
Após três meses de obras, o presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), irá inaugurar na quarta-feira (11.05), a Sala de Amamentação e os fraldários, que foram instalados nos banheiros do Legislativo Municipal. A iniciativa é pioneira em Mato Grosso e a Casa de Leis será a primeira do centro oeste a ter um espaço público dedicado as mães que amamentam.

A iniciativa partiu do presidente do Legislativo cuiabano, que fez a indicação após um pedido, que partiu das servidores, que propôs a ideia a Sala da Mulher. Segundo o vereador, a iniciativa visa dar suporte às mulheres no exercício de sua maternidade, com o conforto e bem-estar que elas precisam. “Um antigo sonho está prestes a ser realizado. No mês das mães vamos entregar esse grande presente as mamães que frequentam a Casa de Leis. O espaço é público e poderá ser usado por qualquer pessoa que passar pela Câmara de Cuiabá. Um projeto pioneiro no legislativo de Mato Grosso que tenho o orgulho de fazer parte”, destacou Juca do Guaraná.
“Eu não preciso ser mulher para saber que é preciso. É tão importante essa Casa sair na frente, sendo pioneira a fazer isso, valorizar as nossas servidoras e também as mulheres que nos visitam aqui na Câmara”, complementou o presidente.
A voluntária na Sala da Mulher e noiva do presidente Amabila Camargo, conferiu os últimos retoques no espaço e comemora a iniciativa. “O local está lindo. Foi tudo criado com muito carinho. A sala de amamentação vai garantir mais conforto e dignidade aos pais, mães e bebês da Casa. Quando recebi a sugestão das servidoras, levei a ideia pro Juca que abraçou e rapidamente deu inicio as obras. Fico feliz em ver que as mulheres desta Casa tem voz e vez”, destacou Amabila
O projeto contempla um grande espaço climatizado e super bem decorado. O local conta ainda com geladeira, micro-ondas, sofás e poltronas. Já os fraldários foram instalados nos banheiros femininos e masculinos da Casa de Leis.
Mais de 60% dos servidores da Câmara Municipal de Cuiabá são do sexo feminino e todos os dias muitas mulheres, famílias com crianças e gestantes circulam pela Casa de Leis. Esse projeto irá beneficiar todo esse grupo de pessoas, além de incentivar a amamentação, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês nessa primeira fase de vida.
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã


