CUIABÁ

CUIABÁ

Projeto Cuiabaninhos recebe alunos da rede municipal

Publicados

CUIABÁ

17/08/2023
Projeto Cuiabaninhos recebe alunos da rede municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá retorna nesta quinta-feira (17) com o Projeto Cuiabaninhos, a Casa recebeu a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Esmeralda Campos Fontes. A turma de 34 alunos do 5º ano esteve presente nesta edição do “Cuiabaninhos na Câmara”.

Os alunos iniciaram o passeio pelo Centro Geodésico da América do Sul onde o chefe do Núcleo de Apoio à Cultura, Joaci Silva, explicou sobre a importância do marco para nossa cidade. O 5º ano então foi direcionado ao Plenarinho Ana Maria do Couto e em seguida ao Plenário das Deliberações.

De dentro do Plenário, as crianças participaram de uma pequena Sessão com a participação dos parlamentares Kassio Coelho (Patriota) e Maysa Leão (Republicanos). O ex-aluno da EMEB e agora vereador, Kassio, destacou a alegria em rever sua professora e de conhecer os novos alunos que estudam em sua antiga escola.

“Me coloquei no lugar deles. Fiz a primeira série nesta escola e sou morador do bairro Ribeirão a quase 40 anos. Me senti muito emocionado de estar vendo filhos de amigos aqui e minha antiga professora”, disse Coelho.

Leia Também:  Praça Alencastro será palco da 1ª Feira da Agricultura Familiar e solenidade de assinatura de termo cooperação para regularização da energia elétrica nas feiras livres de Cuiabá

O presidente da Casa de Leis, Chico 2000, falou sobre o retorno do projeto e sobre a importância de trazer os alunos para dentro do parlamento.

“É um prazer receber todos os alunos, quem sabe mais lá na frente um deles ou uma delas, tenha vontade e se torne um bom vereador ou vereadora desta casa. Este é mais um projeto brilhante da Câmara que dá vez e voz as nossas crianças”, finalizou o presidente.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Segurança no Cais da Ponte Velha: Dra. Mara alerta para riscos e cobra ações da Prefeitura

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA