CUIABÁ
Projeto ‘Cuiabá Sonoro’ disponibiliza vagas para cursos de clarinete, trombone e violão
CUIABÁ
Ter mais que 10 anos e muita vontade de aprender. Esses são os critérios exigidos para quem tem interesse em aprender a tocar algum instrumento musical em cursos gratuitos. As aulas são ofertadas de de segunda a sexta-feira, com horários variados e turmas nos períodos matutino e vespertino, pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Ainda estão disponíveis pelo projeto ‘Cuiabá Sonoro”, aulas de de clarinete, trombone, trompete e violão.
Os cursos são realizados na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, sendo esse, o mesmo local das inscrições. Para esses cursos com oportunidades de vagas, as aulas serão as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h.
As atividades já estão sendo ministradas com turmas de sax, flauta transversal e flauta doce, às quintas-feiras, 10h e das 14 às 16h. Aula de violoncelo, acontecem nas sextas-feiras, com duas turmas, das 09 às 12h e das 14 às 17h.
Criado em 2020, a ação tem como objetivo proporcionar educação musical por meio de aprendizado de vários instrumentos, como violão, flauta, viola de cocho e viola caipira. o curso é gratuito. Agora, novas opções integram a carga horário de mais esse projeto voltado a valorização cultural, sendo eles: aulas de flauta doce e transversal; saxofone e violoncelo.
“Basta querer aprender algum estilo musical que temos profissionais habilitados para oferecer e repassar todas as técnicas. Trata-se de mais um projeto que reforça o compromisso da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro com a valorização cultural e incentivo à musicalidade”, disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 999277-9994 (Karol).
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer fica na Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, Centro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA15 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


