CUIABÁ

CUIABÁ

Profissionais do novo CEIC Clóvis Dias Ferreira participam de formação visando o início das atividades escolares

Publicados

CUIABÁ

Profissionais da educação que irão atuar no novo Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Clóvis Dias Ferreira, localizado no Loteamento Voluntários da Pátria, na região do bairro Pedra 90, participam até o próximo dia 23, de um ciclo de formação visando o início das atividades educacionais, na semana que vem. As obras da unidade foram entregues pela gestão Emanuel Pinheiro no último mês de maio. O maior Centro Educacional Infantil Cuiabano, modelo criado pela atual administração, da rede pública municipal de educação, vai atender 176 crianças do Maternal, Jardim I e II, na faixa etária de 1 ano e 1 mês a 3 anos e 11 meses de idade.

Na próxima segunda-feira (28), começam as atividades escolares no novo Centro Educacional. No ciclo de formação são abordados temas como Direitos e Deveres dos Profissionais da Educação, Código de Ética dos Agentes Públicos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Práticas de Inclusão e Flexibilização Curricular na Educação Infantil, Alimentação Escolar, Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Rotina Universalizada e programas e projetos desenvolvidos pelas unidades como o Programa Quem Falta, Faz Falta voltado a frequência e permanência da criança na Educação Infantil, Rede de Prevenção às Situações de abuso e violência contra a criança, entre outros.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia preparativos para os 48º Jogos Estudantis Cuiabanos

A diretora Kélvia Leticia Santos Machado disse que o aprendizado que os profissionais terão nesta formação, é voltado para atender os estudantes. “Estamos em formação, aprendendo sobre os cuidados com as crianças. Todo aprendizado que teremos nesses dias foram pensados para que possamos atender da melhor maneira possível nossos estudantes. Nosso maior foco é que eles sejam bem atendidos, para que possam se desenvolver plenamente. Essa preparação é só o começo para que a gente tenha um semestre maravilhoso. Para isso contamos também com o apoio da comunidade, para fortalecermos esse vínculo, escola e famílias”, disse ela.

A Técnica em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), na função de Auxiliar de Serviços Gerais Francilene da Cruz França disse que o ciclo de formação é fundamental. “Hoje estamos tirando o dia para aprender mais sobre como atender os nossos estudantes. Hoje estamos sendo incentivados e ampliando nossos conhecimentos. Nosso principal objetivo é atender a nossa comunidade, as crianças”, disse Francilene. “Eu particularmente venho sonhando com essa unidade há muito tempo. Eu moro na região. Acompanhei a obra e hoje estou muito contente e cheia de expectativas. Estamos cheios de amor, para receber as crianças.

Leia Também:  Comissões da Câmara são favoráveis a projeto de parcelamento de dívidas de IPTU e outros impostos em Cuiabá

A coordenadora pedagógica Rosenilde Lindolfo disse que está pronta para auxiliar os profissionais da unidade. “A comunidade está muito contente e os pais não veem a hora de iniciar as atividades na unidade. Estamos todos muito felizes. Após a formação, esta semana teremos reuniões internas com as Técnicas de Desenvolvimento Infantil para que possamos preparar a unidade para receber os estudantes”, disse a coordenadora.

A coordenadora de Formação, Eliane Oliveira Mendes Quinhone falou sobre o Programa Inicial para Nova Unidades. “Esta é mais uma ação que demonstra a preocupação da Secretaria Municipal de Educação com a qualidade do atendimento às crianças, com a importância que o cuidar e educar assume, desde os bebês, para garantir o melhor a todas as crianças”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Exposição fotográfica denuncia tipos de violência contra as mulheres

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA