CUIABÁ
Primeira Feria da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá acontece neste sábado
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, realizará a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá, em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, Empaer e Secretaria da Agricultura do Estado de Mato Grosso (SEAF).
A programação alusiva ao aniversário de Cuiabá, que no dia 8 comemora 306 anos, acontecerá no próximo sábado, 5 de abril, no Pavilhão do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, no bairro Porto, das 14h às 22h. Para melhor preparo do ambiente, os organizadores estão solicitando a inscrição dos participantes.
O evento reúne produtores rurais da Baixada Cuiabana, fator que proporcionará a comercialização e fortalecimento da agricultura familiar com ampla variedade de produtos típicos da região, com feirantes de municípios como Santo Antônio de Leverger, Livramento, Várzea Grande, Poconé e outros.
Um dos grandes destaques da feira será a orientação e cadastramento dos produtores familiares. Técnicos da Empaer e da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho estarão no local para orientar sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que possibilita o acesso a políticas públicas, crédito rural e outras vantagens para os produtores.
Serão oferecidas informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP), que permitem a comercialização de produtos de origem animal de forma regulamentada, proporcionando a expansão dos negócios. A Empaer, em conjunto com a Secretaria de Agricultura do Estado de Mato Grosso (SEAF), estão responsáveis para tratar do assunto.
Apoio ao crédito, gastronomia e diversão
A Cooperativa de Crédito (SICREDI) estará disponível para orientar os produtores sobre as linhas de financiamento voltadas à agricultura familiar. Será uma importante oportunidade para os produtores conhecerem e sanar dúvidas.
A feira também contará com uma praça gastronômica que trará pratos típicos de Cuiabá, com uma série de opções para quem deseja saborear a culinária local.
E ainda, um parque infantil será montado para garantir a diversão das crianças.
“Convidamos os cidadãos que venham prestigiar, conhecer e degustar o que é produzido aqui, em solo cuiabano e da região. Tenho certeza que muita gente ainda não conhece de onde vem o que chega a sua mesa. Será uma ótima oportunidade para aproximar a população, feirantes e órgãos públicos. É a força de todos para melhor alavancar o setor”, declarou o diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, Renildo França.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar da 1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá podem obter informações na Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, pelo telefone (65) 3645-7251.
A inscrição pode ser feita diretamente pelo formulário https://bit.ly/FAFVRCinscricao .
#PraCegoVer
A imagem mostra um banner do evento, multicolorido com verduras, frutas e legumes. No material publicitário há informações como data, horário e o local da feira.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA12 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


