CUIABÁ

CUIABÁ

Primeira-dama diz que prioridade será acompanhamento de casos identificados em ação do Outubro Rosa

Publicados

CUIABÁ

A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, participou do lançamento da programação do Outubro Rosa, na segunda-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal da Mulher. O evento contou com a presença de diversas lideranças de bairros para efetivar a parceria do movimento comunitário.

“Nós precisamos dos presidentes e lideranças para buscar essas mulheres que precisam ter o acesso a esse atendimento porque isso significa salvar vidas”, frisou a primeira-dama em relação à importância do diagnóstico precoce (tumores menores de 1 cm), que pode significar até 95% de chance de cura.

A prefeitura irá montar uma grande estrutura, na Praça Alencastro, na próxima semana, para atender até 100 mulheres, por dia, no acesso à informação, exames preventivos ao câncer de mama e direcionamento especializado.

O fluxo de atendimento será dividido em três etapas, sendo a primária realizada pelos profissionais da secretaria da Mulher no atendimento, cadastro e identificação das mulheres.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde, a cargo da Atenção Básica, disponibilizará duas enfermeiras que farão a triagem do público.

Leia Também:  Vigilância mobiliza estudantes e servidores em ação contra criadouros do mosquito Aedes aegypti

Nessa etapa será ensinado o autoexame da mama e também a promoção da informação, via palestras acerca da importância do processo preventivo.

A Central de Regulação ficará a cargo da terceira etapa com o oferecimento de atualização cadastral do Cartão Nacional de Saúde, consulta sistêmica de cirurgias pendentes, além do encaminhamento prioritário para as unidades de saúde, de modo a garantir a realização eventuais exames necessários identificados na triagem.

“É um pedido da nossa primeira-dama que essas mulheres que passarem pela triagem e necessitarem dos exames, sejam acompanhadas de perto pela secretaria da Mulher. O que mostra toda a preocupação e humanização da nossa gestão que pensa acima de tudo nas pessoas”, frisou Cely Almeida, titular da pasta da mulher. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza mais de 25 mil ações em benefício da causa animal em 2024

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA