CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura realiza 4ª Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária

Publicados

CUIABÁ

Na próxima segunda-feira (14), a Praça Alencastro será palco da 4ª edição da Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, das 15h às 20h. A programação reunirá dezenas de expositores, sendo uma oportunidade de negociar diretamente com quem produz.

Organizada pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, a feira é considerada fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar em Cuiabá e região. O evento visa incentivar a comercialização direta entre produtores e consumidores, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo rural e a valorização dos produtos locais.

Os visitantes poderão encontrar uma variedade de alimentos frescos, orgânicos, doces caseiros, hortaliças, queijos, temperos, frutas, verduras e muito mais, todos produzidos por pequenos agricultores e cooperativas da região.

A gastronomia e o artesanato também estarão presentes, com suas respectivas especificidades minuciosamente identificadas através da criatividade e habilidade de seus protagonistas. Ou seja, riquezas da diversidade cultural que compõem a identidade local e que fortalecem os vínculos entre o campo e a cidade.

“A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o desenvolvimento sustentável, a economia solidária e o apoio aos trabalhadores do campo, garantindo mais visibilidade e oportunidades para quem produz com dedicação e responsabilidade e precisa de oportunidade para vender sem atravessadores”, frisou o secretário Municipal de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa.

Leia Também:  Avançam obras de construção da ponte de concreto do bairro Altos da Serra; mais de 2 mil famílias serão favorecidas

Além de Fellipe, também estão na organização o secretário adjunto de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão e o diretor de Agricultura e Abastecimento, Renildo França, ambos da SMAT.

#PraCegoVer

A foto mostra uma das edições da feira já realizada na Praça Alencastro. Há barracas dispostas pelo local com dezenas de comerciantes, em frente à sede da Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Marcus Brito pede pavimentação asfáltica, limpeza e troca de lâmpadas para bairros de Cuiabá

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA