CUIABÁ
Prefeitura instala placa mostrando a porcentagem de atendimentos de pacientes de Cuiabá e do interior
CUIABÁ
Em frente do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, foi instalada uma placa com dados oficiais extraídos do sistema do Ministério da Saúde mostrando a porcentagem de atendimento de pacientes de Cuiabá e de cidades do interior no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC e no Hospital São Benedito. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, iria descerrar a placa durante a coletiva realizada ontem (quarta-feira), mas a forte chuva que caiu na capital impediu a ação.
Os números oficiais são referentes aos atendimentos ambulatoriais, cirurgias, atendimentos de urgência e emergência, serviços de imagem e exames laboratoriais realizados entre janeiro e novembro de 2022 no HMC e no São Benedito. Os números comprovam que mais de um terço dos atendimentos de ambos os hospitais foram realizados em pacientes de outros municípios. No HMC, 37,50% do total de atendimentos até novembro foi de pacientes do interior e no São Benedito o percentual de pessoas de outros municípios atendidas foi de 35,49% no mesmo período.
Entre os municípios que mais enviam pacientes para serem atendidos na rede de alta complexidade de Cuiabá estão: Várzea Grande, Tangará da Serra, Nova Canaã do Norte, Tabaporã, Nortelândia, São José do Rio Claro, Confresa, Nova Xavantina, Brasnorte, Sorriso, Rosário Oeste, Juína, Colniza, Porto de Gaúchos, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, Rio dos Couros, Vila Rica, Paranatinga, Campo Verde, São José dos Quatro Marcos, Arenápolis, Diamantino, Cáceres, Santo Antônio do Leverger e até mesmo de ouras capitais, como São Paulo, Campo Grande e Porto Alegre.
“Tivemos essa ideia de afixar essa placa na frente da Prefeitura para que a população de Cuiabá tenha conhecimento de que Cuiabá de fato é responsável pela assistência em saúde de grande parte do estado. Esses são números oficiais do Ministério da Saúde e de apenas dois hospitais nossos. Se colocássemos de toda a nossa rede, incluindo UPAs, Policlínicas, Centro de Especialidades Médicas e outras unidades, esse número seria ainda maior. O fato é que, se Cuiabá não absorvesse essa grande demanda que vem dos outros municípios, muita gente não conseguiria atendimento e perderíamos muitas vidas. Nunca deixaria isso acontecer, por isso recebemos todos os pacientes que vêm do interior, sem distinção”, disse o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Primavera do Leste4 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


