CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realizará audiência pública para validar propostas do Plano Diretor de Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e do Comitê de Revisão do Plano Diretor, realizará no dia 27 deste mês uma audiência pública com o objetivo de validar e concluir a fase de prognóstico. O evento acontecerá a partir das 8h30 no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes, e contará com a participação da população.

A fase de prognóstico representa a terceira etapa do Plano Diretor. Para chegar a essa fase, foram realizadas mais de 60 audiências públicas, ouvindo a população para entender suas aspirações para uma cidade melhor, além de várias reuniões técnicas. Com as etapas concluídas, deu-se início à fase atual do trabalho de revisão do Plano Diretor de Cuiabá, onde são planejadas ações e projetos que visem alcançar os objetivos delineados no diagnóstico. Agora, é preciso validar as propostas coletadas para que os trabalhos avancem para a terceira fase, que é a minuta da lei do plano diretor, efetivando as medidas legais.

O Plano Diretor é uma das leis mais importantes da administração pública, pois norteia todos os demais planos a serem executados em Cuiabá. “Digo que é a segunda lei mais importante do município. A primeira é a Lei Orgânica do Município, que rege e coordena todas as competências e ações de cada um dos poderes dentro do município, e a segunda é o Plano Diretor, que direciona, por um prazo mínimo de dez anos, quais são as próximas ações que ocorrerão no município, orientando seu desenvolvimento. Ele também orienta todos os outros planos setoriais, como, por exemplo, os de arborização, saneamento e mobilidade urbana, entre outros, que devem estar vinculados às diretrizes previstas neste Plano Diretor, visando uma cidade melhor para todos”, explicou Puga.

Leia Também:  Professoras da rede pública municipal de ensino lançam livro sobre a metodologia de gamificação no processo de aprendizagem

O prognóstico trata das ações previstas para atender aos desejos dos moradores, conforme diagnóstico levantado, ou seja, das ações necessárias para alcançar tais objetivos propostos.

“Depois, o próximo passo é transformar a vontade da população em artigos de lei, passando por nova consulta pública, posteriormente pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico e, por fim, mas não menos importante, pela apreciação e votação na Câmara de Vereadores. Lá também será apreciado, discutido e votado pelos legisladores municipais para que o Poder Executivo, na pessoa do prefeito, possa sancionar a lei e executar suas ações, atendendo à vontade da população”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento.

Propostas e dúvidas relativas ao que está sendo proposto podem ser enviadas através dos links (confira no final da matéria) que estão disponíveis no site da prefeitura. O documento que será validado na audiência pública também pode ser acessado pelo site. O objetivo é reunir o maior número possível de contribuições para serem validadas.

Leia Também:  Operação tapa-buraco atende Avenida Miguel Sutil e Avenida das Torres

“Este é o momento da população falar sobre a cidade que sonham para Cuiabá, como veem esta Capital que é de todos, mas especialmente dos cuiabanos como eu, que trabalham incessantemente por uma Cuiabá melhor e próspera”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A audiência é aberta ao público e contará com a presença dos secretários Municipais Renivaldo Nascimento (Meio Ambiente) e Juarez Vieira Samaniego (de Mobilidade Urbana) na abertura, além das equipes do IPDU e da TESE (empresa de consultoria), que darão sequência à audiência.

http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/planodiretor/prognóstico/minuta

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Operação tapa-buraco atende Avenida Miguel Sutil e Avenida das Torres

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA