CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia a elaboração do Plano Municipal de Cultura

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais iniciaram nesta semana a capacitação para elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento de planejamento estratégico e execução de políticas públicas na área da cultura por um período de 10 anos. A intenção é gerar condições para desenvolver e preservar a diversidade cultural e promover o acesso a ela no município de Cuiabá.

A capacitação foi realizada nos dias 19 e 20 de julho pela Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Ação Cultural, abordando sobre os princípios metodológicos e conceituais para elaboração do referido plano com base no Plano Nacional de Cultura e no orientativo do Sistema Nacional de Cultura. Além disso, os participantes iniciaram um debate sobre o cronograma e as estratégias de mobilização para que a população cuiabana possa participar diretamente da elaboração do plano do começo ao fim, através de audiências públicas, fóruns de debates, reuniões e conferências.

Leia Também:  Tribuna Livre discute "Bolsa solidaria e o combate à pobreza menstrual"

“Estamos iniciando hoje a elaboração do nosso tão sonhado Plano Municipal de Cultura, e o nosso desejo é que ele seja construído de forma participativa, integrada e democrática. E este trabalho será coordenado e protagonizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais que é um órgão plural e representativo”, destacou o secretário Aluízio Leite ao participar da reunião.

O Plano Municipal de Cultura é o principal componente do planejamento de longo prazo dos municípios brasileiros para a cultura. Nele são registrados os compromissos assumidos pelo poder público municipal para o setor de políticas públicas em uma perspectiva de dez anos, a partir de sua publicação como lei.

ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA

A construção do Plano Municipal de Cultura de Cuiabá contará com o suporte técnico da Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Ação Cultural, através da diretora geral Viviene Lozi, do diretor executivo Eduardo Espíndola e dos consultores culturais Adriano Souza e Silvia Machado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Sine disponibiliza 678 vagas nesta quarta-feira (02); van atende moradores do Tancredo Neves

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA