CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá conclui reforma da estação Ipiranga; MTU gerenciará local
CUIABÁ
A obra de revitalização da estação Ipiranga, localizada na avenida Tenente Coronel Duarte (Avenida da Prainha), já foi concluída e entregue à população cuiabana nesta quarta-feira (16). Outra estação que passou recentemente por revitalização foi a estação Alencastro. Ambas serão gerenciadas pela Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), assim como a estação Bispo, que também passará por uma ampla reforma.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, a implantação das estações sustentáveis traz dignidade e humanização às pessoas. “As estações no centro são propostas da nossa gestão que deram certo. São locais fechados, climatizados com conforto e que levam mais dignidade aos usuários do transporte coletivo. O cidadão que parava neste ponto de ônibus da estação lembra muito bem do descaso que era antes, debaixo de sol, de chuva, num calor sem tamanho. Vamos continuar trabalhando para fazer uma Cuiabá melhor para se viver”, comentou.
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, foi realizada na estação Ipiranga, a troca de piso, que antes era de madeira, agora, passou-se ao tátil. Também se executou o reposicionamento das câmeras de circuito interno, as portas automáticas foram reformadas, assim como os banheiros. A obra incluiu ainda a pintura do espaço, manutenção do ar-condicionado, wi-fi e demais acabamentos. Samaniego explica que a partir de agora, a Semob passará a atuar como órgão fiscalizador e regulador das três estações na região central.
Diariamente, passam pela estação Ipiranga cerca de 15 mil usuários do transporte coletivo. Em média, o passageiro espera 15 minutos para o seu coletivo passar, em horários de interpicos o tempo de aguardo pode chegar a 20 minutos.
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


