CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá apresenta edição 2023 do Projeto ‘Sem Plateia Não Tem Bullying’

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresenta nesta terça-feira (25), às 8h30, no Auditório Maestro China, as diretrizes da edição 2023 do Projeto ‘Sem plateia não tem bullying’. O Projeto iniciado em 2019 de forma pioneira em Mato Grosso, tem como objetivo fortalecer o movimento de ação-reflexão-mediação na prevenção e combate ao bullying, nas 169 unidades que integram a rede pública municipal de Cuiabá. O evento vai reunir profissionais da educação e parceiros.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado o projeto é realizado em parceria com representantes de vários setores da sociedade. “O projeto iniciado um ano antes da pandemia vem sendo realizado nas unidades de ensino da rede pública Municipal de Cuiabá, desde então. Neste ano estamos voltando com a caminhada mirim e, a proposta, é implementar e fortalecer iniciativas que promovam a cultura da paz nas unidades educacionais por meio da discussão, prevenção e combate ao bullying. Focada na formação dos profissionais e na orientação dos nossos estudantes e suas famílias, a ação é um alerta para que a sociedade possa, a partir da reflexão, produzir diretrizes orientativas e pedagógicas que estimulem as crianças e os jovens, à empatia e ao respeito às diferenças”, salientou Edilene Machado.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza pagamento de salários do mês de outubro nesta quinta-feira (31)

Dentre as atividades do Projeto ‘Sem Plateia Não Tem Bullying’ está a palestra, na sexta-feira (28), às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, direcionada à equipe gestora, professores mediadores e profissionais da sede sobre bullying e cyberbullying, e o papel do professor mediador.

Essa estratégia está focada no Currículo e na Sala de Aula, a partir da formação de professores mediadores, para que possam identificar e trabalhar a linguagem e as ações de prevenção e resolução de conflitos, promovendo a cultura da paz no ambiente educacional.

No período de 2 a 18 de maio, nas unidades educacionais, serão realizados encontros com pais e responsáveis pelos estudantes. Nesses eventos, os estudantes apresentarão os trabalhos produzidos sobre o tema a fim de incentivar a criação de espaços escolares para a escuta, discussão e orientação sobre o tema.

O dia ‘D’ – ‘Humanização sim! Bullying e Cyberbullying não!’ acontecerá no período de 22 de maio a 16 de junho, também nas unidades educacionais, que promoverão oficinas temáticas envolvendo música, teatro, jogos, produção de vídeos, textos e parodias, entre outras manifestações, a fim de envolver a comunidade escolar.

Leia Também:  Cerca de 50 expositores devem participar da 4ª Feira da Agricultura Familiar

No dia 26 de maio, acontece a 2ª Caminhada contra o bullying da Secretaria Municipal de Educação e, no dia 23 de junho, fechando o evento, será realizado um fórum proporcionando a comunidade escolar um momento de valorização, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos nas unidades, como culminância do projeto. O evento vai reunir estudantes, professores mediadores, equipes gestoras profissionais da sede e pais.

Serviço:

‘Sem plateia não tem bullying’ – Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades educacionais de Cuiabá

Data: terça-feira, 25 de abril

Hora: 8h30 às 9h30

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Assistência Social realiza entrega de cobertores enquanto permanecer a baixa temperatura na capital

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA