CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito reforça compromisso com famílias de Cuiabá ameaçadas de despejo

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na noite desta segunda-feira (11) de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir a regularização fundiária dos bairros Jardim Mariana e Coophamil. Diante de dezenas de famílias que lotaram o auditório, Brunini reafirmou seu compromisso em resolver a situação com urgência, garantindo segurança jurídica e dignidade aos moradores ameaçados de despejo.

Em um discurso firme, o prefeito destacou que sua gestão não tratará a questão como promessa eleitoral, mas como prioridade administrativa. “Eu não quero ver criança chorando porque sua família tem medo de perder a casa. Vamos regularizar essas áreas e construir caminhos para garantir dignidade a todos. Vamos encaminhar o projeto de lei e peço que as famílias também cobrem os vereadores para conseguirmos solucionar isso ainda em 2025”, afirmou.

A equipe da Prefeitura também esteve presente e reforçou o empenho na busca por soluções. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Willian Campos, garantiu que sua pasta está à disposição para receber documentações e acelerar o processo. “O prefeito tem conhecimento técnico sobre o tema e sabe da urgência dessa questão. Estamos com a porta aberta para concluir essa demanda”, destacou.

Leia Também:  Agentes da Semob orientam pais e alunos na volta às aulas com segurança

Já o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Josino Bisneto de Moura, ressaltou a complexidade da regularização, que exige análises jurídicas e ambientais, mas garantiu que o trabalho será intensificado. “Nosso compromisso é encontrar soluções definitivas. Estamos agilizando os trâmites para garantir que cada morador tenha seu pedaço de chão regularizado”, afirmou.

A audiência foi presidida pelo vereador Chico 2000, autor da iniciativa, que enfatizou a importância da mobilização. “Já participei de mais de 30 audiências sobre esse tema, mas renovo minhas esperanças no prefeito Abilio, que tem mostrado compromisso e ação”, declarou.

Participou do evento a promotora Maria Fernanda Corrêa, da 17ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística de Cuiabá. A regularização dos bairros Jardim Mariana e Coophamil é uma demanda histórica da população, conforme foi relatado por diversos participantes do evento.

#PraCegoVer

Na imagem principal o prefeito Abilio Brunini, que está vestindo sua tradicional camiseta cinza, é retratado na tribuna da Câmara de Vereadores esclarecendo pontos sobre a questão da regularização fundiária. Ele discursa de pé, ao seu lado esquerdo estão os demais membros que participaram a mesa que conduziu a audiência pública.

Leia Também:  Asfalto já é uma realidade para diversos moradores do Parque Ohara; Prefeitura de Cuiabá atua em seis ruas do bairro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Obra de ponte na região do Altos da Serra II chega à fase de aterramento das cabeceiras

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA