CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito flagra postinho vazio ao lado de policlínica lotada e anuncia medidas

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou que tomará medidas enérgicas contra equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que se recusarem a atender pacientes que buscam atendimento por demanda espontânea. A decisão foi tomada após o prefeito flagrar superlotação na Policlínica do Pedra 90, enquanto o postinho do bairro, que fica ao lado, estava vazio.

O monitoramento do prefeito foi feito direto de seu gabinete. Segundo Abilio, não há justificativa para o desequilíbrio no atendimento. “Não podemos deixar as UPAs lotadas e as UBSs vazias. Não vou aceitar isso. A média de atendimentos nas unidades básicas de saúde é de 10 consultas por dia nos consultórios médicos. Não podemos aceitar isso”, afirmou.

O prefeito informou que solicitou ações imediatas de seus secretários adjuntos, que foram orientados a visitar cada UBS para comunicar aos servidores que a recusa no atendimento será tratada com rigor. Caso persistam as negativas, toda a equipe poderá ser substituída.

A medida visa equilibrar o fluxo de atendimentos, especialmente considerando que a maior parte dos pacientes que procuram as UPAs e policlínicas são classificados com o protocolo de triagem verde, ou seja, casos de baixa complexidade que poderiam ser resolvidos nas UBSs.

Leia Também:  Concurso de desenho incentiva conscientização ambiental nas escolas

Abilio também destacou que instalou câmeras de segurança em todas as unidades de saúde para monitorar o fluxo de pacientes. Nesta quarta-feira (22), ele apontou a situação da Policlínica do Pedra 90, que estava superlotada, enquanto a UBS próxima registrava apenas três pacientes em atendimento.

“Não existe justificativa para isso. Precisamos utilizar melhor a estrutura disponível para atender a população com qualidade e eficiência”, finalizou o prefeito.

Com essas medidas, a gestão municipal busca reorganizar os serviços de saúde e garantir que todas as unidades cumpram seu papel no atendimento à população.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá reforça que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são obrigadas a atender demandas espontâneas da população, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse atendimento é garantido pela Portaria Municipal nº 001/2025/SMS, de 08 de janeiro de 2025, assinada pela secretária de Saúde Lúcia Helena Barboza Sampaio, que determina expressamente a obrigatoriedade das UBSs em atender a todas as demandas espontâneas, assegurando o direito da população ao acesso à saúde.

Leia Também:  Escolas Municipais de Educação Básica protocolam processos de credenciamento no Conselho Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo doméstico do Distrito de Nossa Senhora da Guia

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA