CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama homenageiam secretárias, servidoras e vereadoras

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, prestaram uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher com um café da manhã no Palácio Alencastro, realizado neste sábado (8). O evento reuniu servidoras, secretárias municipais e vereadoras para celebrar a data em um momento de reconhecimento e valorização.

O prefeito fez um apelo às gestoras, destacando a importância do comprometimento para transformar a realidade dos serviços públicos. Ele ressaltou que as políticas públicas voltadas para as mulheres devem ser práticas e não meramente simbólicas, como muitas vezes acontece em março. Segundo Brunini, a cobrança por resultados deve ser constante para garantir a dignidade da sociedade.

“Parabéns a todas as mulheres! Nossa gestão é a que mais valoriza as mulheres na história de Cuiabá, com o maior número de secretarias comandadas por mulheres. Apoiamos a Câmara na construção de uma chapa 100% feminina e temos muito o que fazer pelas mulheres de nosso município. Precisamos mostrar ações e políticas voltadas para as mulheres todos os dias. Não é sobre o mês de março, não é sobre pintar de rosa; é sobre levar um resultado digno à sociedade”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Prefeito entrega ao desembargador Orlando Perri os documentos que apontam um rombo de cerca de 190 milhões na saúde pública causado pelo gabinete de intervenção

O prefeito e o Núcleo da Primeira Dama também prestaram homenagem às servidoras Roseli de Almeida e Eliane Silva de Farias, que completou seu aniversário no Dia Internacional da Mulher. Ambas manifestaram sua emoção e gratidão pelo carinho da gestão.

Roseli, servidora há 28 anos da Prefeitura de Cuiabá, elogiou a acessibilidade do prefeito. “Fiquei emocionada. Durante todo esse tempo nunca conheci o sétimo andar. Essa gestão é diferenciada. Espero que Deus abençoe o prefeito e que ele consiga ajudar as pessoas na ponta”, afirmou Roseli.

A primeira-dama, Samantha Iris, destacou os avanços conquistados pelas mulheres, como a presença de sete secretarias comandadas por mulheres, a representação feminina na Câmara Municipal com oito vereadoras e uma Mesa Diretora 100% feminina. Samantha também faz história como primeira-dama da capital e vereadora mais votada de Cuiabá.

“Isso não é meu, é nosso! Não é Samantha. Este é o tempo da mulher, é o nosso tempo. Estamos em um lugar onde podemos aproveitar a oportunidade para fazer o melhor. Essa é nossa missão. O Dia da Mulher é todos os dias. Tenho a alegria de estar ao lado de alguém que tem total consciência disso. Sei que Cuiabá tem um prefeito que respeita as mulheres”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá deixa de utilizar lâmpadas amarelas nos serviços de manutenção de iluminação pública

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, coronel Vânia Rosa, também elogiou a iniciativa do prefeito em organizar o café da manhã. Para ela, o evento, que reuniu mulheres fortes, trouxe energia positiva e ânimo para seguir com a missão. “É uma grande satisfação estar aqui, lembrando nossa missão, não só no âmbito doméstico, mas também no social e agora na política”, concluiu Vânia.

Participaram do café da manhã as secretárias, Ana Karla Costa (Comunicação), Juliana Chiquito Palhares (Fiscalização e Ordem Pública), Mulher (Hadassah Suzannah), Assistência Social (Vânia Garcia Rosa), Regivânia Alves Venâncio (Mobilidade Urbana), Francyanne Siqueira Chaves Lacerda (Segurança Pública), Stefanya Paiva (secretária-adjunta da Mulher), Hélida Vilela (Secretária-adjunta de projetos de sociais da Secretaria de Governo), Thania Zanette (secretária Adjunta de Administração) e Paolla Reis (secretária adjunta Assistência Social). Também compõem o primeiro escalão a dra. Lúcia Helena Barboza (Saúde) e Solange Dias (Educação). Marcaram presença ainda as vereadoras Michelly Alencar e Dra Mara.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Prefeito entrega ao desembargador Orlando Perri os documentos que apontam um rombo de cerca de 190 milhões na saúde pública causado pelo gabinete de intervenção

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA