CUIABÁ
Prefeito e primeira-dama entregam CRAS Planalto reformado para atender mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama, Márcia Pinheiro, do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa e das secretárias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira e Clausi Barbosa, entregou nesta terça-feira (5) a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Planalto. A unidade passou por ampla reforma e revitalização, visando proporcionar atendimento de qualidade e excelência à população em situação de vulnerabilidade social.
“Desde o meu primeiro ano de gestão, temos trabalhado para humanizar os serviços voltados às pessoas mais carentes da nossa cidade. Nosso compromisso com a comunidade é oferecer dignidade tanto aos servidores quanto aos usuários. O Cras do Planalto, que agora está totalmente reformado, beneficiará mais de 5 mil famílias, proporcionando um ambiente organizado e acolhedor para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Localizado na região Leste da capital, o novo espaço beneficiará diretamente 16 comunidades, entre elas os bairros 08 de Abril, Campo Verde, Carumbé, Chapada Imperial, Guaicurus, Itamarati, Jardim Eldorado, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Planalto, Santa Inês, São Carlos, São Roque, Sol Nascente, Três Lagoas e Vila Rosa. A reforma incluiu pintura, adequação das salas, adaptação de banheiros para Pessoas com Deficiência (PCD) e melhorias nas instalações elétricas, para atender cerca de 350 pessoas mensalmente.
A primeira-dama, Márcia Pinheiro, também ressaltou a importância dos recursos destinados à assistência social. “Aplicar recursos nessa área é investir no ser humano, levando inclusão e justiça social até as pessoas mais humildes da nossa cidade. Graças ao trabalho da equipe da Secretaria de Assistência Social, estamos garantindo dignidade e solidariedade a quem mais precisa”, afirmou.
Presente à solenidade de entrega, o vice prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa disse que esse foi mais um feito da gestão, sempre voltada para o bem estar da população cuiabana. “Com muita tranquilidade e dignidade, estamos entregando todos os avanços conquistados em várias áreas, e tenho certeza de que continuaremos a fazer isso. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos. Esta obra foi realizada em parceria entre a Secretaria de Obras e a Secretaria de Assistência Social, e hoje entregamos mais um equipamento de qualidade. Esta unidade atende toda a grande região do Planalto, Novo Horizonte e demais locais de abrangência”, ressaltou Stopa.
A secretária Hellen Ferreira expressou gratidão e orgulho pelo trabalho desenvolvido desde 2020, pontuando os avanços alcançados: “Hoje, entregamos o Cras Planalto completamente revitalizado, com troca do telhado, parte elétrica e hidráulica, e com novas portas e janelas. Nossa meta é entregar todas as unidades de assistência social da cidade com padrões de qualidade”, afirmou.
“Essa entrega simboliza o compromisso da gestão, assim como o Cras Getúlio Vargas, Dom Aquino, com obras em andamento e outras unidades já entregues e outras que já estão com os projetos elaborados, marcam o compromisso da gestão. Tivemos a honra e o privilégio, juntamente com o secretário Stopa, de poder revitalizar e entregar de volta para a comunidade essa unidade, uma das mais antigas. Saio com o coração cheio de gratidão, na certeza de estar entregando o que há de melhor, pois é o que a população merece”, acrescentou Hellen.
O Cras oferece uma gama de serviços essenciais, como atendimento ao Cadastro Único (CadÚnico), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o programa Criança Feliz, que atende crianças de 0 a 6 anos e aquelas com deficiência ou microcefalia. A equipe é composta por 22 profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores sociais, recepcionistas e pessoal de apoio.
A obra foi realizada com um investimento de R$ 500 mil, por meio de Emenda Parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), destinada a fortalecer a estrutura da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com reformas no Cras Planalto e Getúlio Vargas.
“Esse Cras precisava de uma requalificação para ampliar nosso atendimento com dignidade e eficiência. Estamos honrando nosso compromisso com a população, especialmente a do bairro Planalto, que depende dessas políticas públicas. Desejamos que a próxima gestão continue esse trabalho e expanda ainda mais as ações em prol da nossa comunidade”, concluiu o prefeito.
Atualmente, Cuiabá conta com 14 Centros de Referência de Assistência Social, operando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Também estiveram presentes ao evento os secretários municipais de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, de Planejamento, Márcio Puga, servidores e público em geral.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


