CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito e embaixador da Ucrânia discutem projeto para “cidades irmãs”

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a primeira-dama, Samantha Íris, receberam no Palácio Alencastro o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, e discutiram projetos de cooperação entre a capital mato-grossense e o país europeu.

Durante o encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (22), ficou decidido o envio de um projeto à Câmara Municipal, visando tornar Cuiabá “cidade irmã” de Vinnystsia. O conceito estabelece mecanismos para troca de experiências, parcerias e coorperação nos setores culturais, econômicos, sociais e diversos outros.

Na reunião, Abilio reconheceu que Vinnystsia tem uma similaridade territorial muito parecida com a de Cuiabá, considerando rios, parques e atividade econômica.

Ainda na pauta, Brunini ressaltou solidariedade ao povo ucraniano em relação ao período de guerra vivido pelo país.

“Me solidarizo com o momento. Ninguém deseja a guerra e o conflito. Como ex-deputado federal acompanhados de perto essa situação que traz desconforto. Cuiabá está de braços abertos. Temos ucranianos aqui. Toda parceria, compartilhamento de tecnologia, estamos abertos e o que pudermos fazer para o povo ucraniano, conte com a gente”, argumentou o prefeito.

Leia Também:  Secretaria de Fazenda reforça pagamento da cota única ou da 1ª parcela do IPTU 2023 devem ser efetuados até quinta-feira (1º de junho)

O prefeito destacou o acolhimento do povo cuiabano, que é notório e cultural. Informação que alegrou Andrii.

“Honestamente falando, o governo brasileiro não tem demostrados apoio ao povo ucraniano. Fico feliz com essa recepção e hospitalidade”, afirmou o embaixador, destacando as possiblidades de cooperação entre Cuiabá, o estado de Mato Grosso, a cidade Vinnystsia e a Ucrânia como um todo.

Após o diálogo, prefeito e embaixador trocaram presentes regionais, em sinal de cortesia e fortalecimento cultural.

O secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, o adjunto Gustavo Vandoni e a secretária de Comunicação, Ana Karla, também participaram da reunião.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Secretaria de Fazenda reforça pagamento da cota única ou da 1ª parcela do IPTU 2023 devem ser efetuados até quinta-feira (1º de junho)

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA