CUIABÁ
Prefeito e diretor lamentam a morte de coordenador da Defesa Civil aos 56 anos
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, receberam com muita tristeza a notícia do falecimento de um dos servidores mais antigos do órgão, Leicimar Vieira Neves, de 56 anos, registrado na manhã desta segunda-feira (7). Ele faleceu em casa em razão de problemas cardíacos.
Colaborador da Defesa Civil desde 2004, atualmente ocupava o cargo de coordenador da Defesa Civil em Cuiabá. “Leicimar era um servidor proativo, sempre preocupado em prestar serviço de excelência à capital. Um homem que deixa o legado de serviço ao próximo, tendo a responsabilidade com uma marca. Cuiabá perde um grande colaborador. Meu sincero sentimento de pesar e que Deus possa confortar o coração dos familiares em um momento em que a dor é excruciante”, lamentou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Atordoados diante da perda, os companheiros de trabalho contam que Leicimar já acumulava tempo para aposentadoria, mas diante de sua paixão pelo trabalho, por seu imenso compromisso, esse era um assunto que não permeava os pensamento de Leicimar.
“Nosso amigo Leicimar era alegre, um grande companheiro. Era realmente apaixonado pelo que fazia. Ele sofria com com a diabetes e hipertensão, mas mesmo assim, mesmo com os problemas de saúde, ele não se deixava atrapalhar. Mantinha a disposição em atender, cuidar do próximo. Já poderia ter se aposentado, mas ele não pensava nisso. Nem cogitava deixar o trabalho na Defesa Civil”, declarou o colega de equipe, o agente de Regulação e Fiscalização e Técnico em Defesa Civil, Benedito Bacura.
“Não consigo nem imaginar como será o andamento dos trabalhos na Defesa Civil sem o meu amigo e, estimado, coordenador Leicimar. Ter recebido essa notícia, já logo pela manhã dessa segunda-feira, me deixou em choque. Meu Deus…, que tristeza!”, disse o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti.
Leicimar Vieira Neves deixa esposa e três filhos, sendo duas meninas e um menino de seis anos. O local do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA7 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem faccionado com três quilos de maconha em Nova Ubiratã
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno



