CUIABÁ

CUIABÁ

Praça da Saúde presta homenagem ao padre Firmo

Publicados

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras, revitalizou e entregou na manhã desta terça-feira (24), a ‘Praça da Saúde’, com destaque ao busto do saudoso Padre Firmo Duarte.

Para o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que representou o prefeito em exercício, José Roberto Stopa, a cidade de Cuiabá, se confunde com a religiosidade. Ele destaca que padre Firmo além de cumprir seu papel religioso, que plantou a semente do bem, foi uma pessoa de grandes desafios. Como por exemplo, o primeiro desafio de ajudar na restauração da Catedral Metropolitana de Cuiabá e criação do “Vinde e Vede”.

“Este é um momento de grande emoção em poder homenagear este sacerdote que faz parte não apenas da história de Cuiabá, mas de Mato Grosso”, afirma. De acordo com o vereador, Mário Nadaf, autor da Lei Municipal nº 6.542, a praça a partir de agora será chamada “Praça da Saúde Padre Firmo”. Para ele,  essa homenagem retrata a importância do sacerdote para os cuiabanos.

Leia Também:  Prefeitura realiza audiências públicas e debate a LDO 2022

“Não poderíamos deixar de fazer uma homenagem para este grande homem. O local que decidimos colocar o busto se resume onde padre Firmo dedicou anos de sua vida como sacerdote. O busto está olhando para o ginásio do colégio São Gonçalo, onde todas às quartas-feiras ocorriam missas que traziam inúmeros fiéis”, explica.

Segundo o Diretor Geral do Colégio Salesiano São Gonçalo, Padre Hermenegildo Conceição Silva, a história de padre Firmo  retrata um homem simples, bem-humorado e visionário. Na ‘famosa missa das quartas-feiras’ no ginásio do colégio, centenas de pessoas que professavam a fé por meio dos testemunhos de milagres, além de iniciar o maior evento dos católicos o “Vinde e Vede”.

“Neste dia festivo nos encontramos para celebrar a alegria de viver o espírito transmitidos a nós por São João Bosco, e a gratidão por fazermos parte da família salesiana em Cuiabá. Nossa gratidão a Deus por nos permitir conviver com padre Firmo e nossa gratidão a todos que fizeram para que essa homenagem fosse concretizada”, revela.

João Bosco de Almeida Duarte, sobrinho do sacerdote homenageado, conta como foi conviver com Firmo e lembra dos momentos que passou no colégio São Gonçalo e Dom Bosco em Campo Grande.

Leia Também:  Após iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, mais quatro cidades anunciam vacinação aos profissionais da imprensa

“Fico feliz em estar aqui e participar desta homenagem, principalmente, em uma praça que leva o nome de saúde. Eu como médico, sobrinho e irmão do padre Firmo, reforço a necessidade em se ter saúde física e espiritual. Sempre levarei em meus pensamentos diários e em meu coração este padre tão abençoado que tive a graça de conhecer”, finaliza.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeiturade Cuiabá prorroga inscrições do ‘Decora Cuiabá’; ganhadores terão isenção do IPTU para os imóveis vencedores

Publicados

em

Por


Luiz Alves

Clique para ampliar

O período de inscrição para o concurso de decoração natalina no município de Cuiabá foi ampliado. O Decreto 8.823/2021, de 26 de novembro, prevê que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de dezembro de 2021.

Já a escolha dos três finalistas de cada categoria será realizada de 13 de novembro ao dia 15 de dezembro. A  publicação no site dos três finalistas de cada categoria será em 16 de dezembro. A votação popular será no período de 17 de dezembro ao dia 21 de dezembro e o anúncio dos vencedores será em 23 de dezembro.

O Decore Cuiabá está dividido em sete categorias e o vencedor de cada uma delas será premiado com a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2022.
 
O concurso é realizado com base nas leis complementares nº 217/2010 e nº 253/2011. A competição é dividida em categorias, sendo elas: Fachada Comercial de até 20m²; Fachada Comercial de 20m² até 50m²; Fachada de 50m² até 100m²; Fachada Comercial acima de 100m²; Fachada Indústria; Fachada Residencial; e Fachada de Edifício Multifamiliar. Em cada um dos grupos será selecionado um vencedor.
 
As inscrições serão feitas pelo site da Prefeitura de Cuiabá e, para validação, os interessados em participar do concurso devem apresentar documentos de identificação pessoal, identificação correta da categoria a qual o imóvel pertence, além da confirmação de quitação do IPTU da unidade, referente ao ano de 2020. O registro em categoria errada e também a não comprovação de pagamento do imposto resulta em eliminação do concorrente.
 
“Nós precisamos vestir a cidade com a esperança, com a fé, com a alegria. A sua casa será analisada por uma comissão julgadora que irá verificar a originalidade, o impacto visual e o tema Natal. Os ganhadores terão isenção do IPTU 2022 em 100%”, disse a secretária Carlina Leite Jacob. 
 

Os vencedores serão escolhidos com base nos critério: originalidade; coerência com o tema; e impacto visual. O julgamento será feito de duas formas, sendo a primeiro por uma Comissão Julgadora, que fará uma verificação presencial dos imóveis e definirá três finalistas para cada categoria. A partir disso, o concurso entra na fase de análise popular, pela qual o munícipe poderá votar e definir o vitorioso de cada grupo, que serão anunciados no dia 21 de dezembro. 

Leia Também:  Vereadores entregam moção de aplausos e título de cidadão cuiabano a Bolsonaro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA