CUIABÁ

CUIABÁ

Odare Vaz  Curvo é homenageado e passa a integrar galeria no Palácio Alencastro 

Publicados

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

No sétimo andar do Palácio Alencastro encontra-se um tesouro cuiabano, que relata com riqueza de detalhes a história da capital mato-grossense e seus gestores. O corredor que leva ao gabinete do gestor do Executivo é embelezado pelo toque especial do artista plástico Victor Hugo e abriga uma galeria de 50 quadros dos ex-prefeitos de Cuiabá. Todos pintados à mão. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Emanuel Pinheiro homenageou um deles, acrescentando no acervo mais uma importante obra, a de Odare Vaz Curvo, que exerceu seu mandato em abril de 1955. 

Lembrando como um dos grandiosos líderes na defesa da população, a atuação de Odore não se limitou apenas à passagem pelo Executivo. Ele também foi vice-prefeito e vereador eleito ainda nas primeiras legislaturas, além de ser graduado em odontologia. O reconhecimento atende a um pedido duplo entre o vereador Mário Nadaf (PV) e o secretário de Governo, Luis Cláudio, por meio de ofício enviado ao Chefe do Executivo Municipal. 

Defensor nato das raízes cuiabanas e memórias de seu povo, Emanuel atendeu a solicitação e ressaltou a importância das personalidades públicas para o desenvolvimento satisfatório do município até os dias atuais. 

“Cuiabá está onde está, hoje, graças ao trabalho de famílias honradas no passado, que deixaram uma história fincada na luta, dignidade, perseverança, superação de dificuldades e desafios. Hoje há condições estruturantes muito melhores do que as que nossos antepassados superaram. Não tinha estrada, ligação com os  centros e Cuiabá deu grandes nomes para o Brasil e para o mundo. Está aqui, Odare Vaz Curvo, homem que está na caderneta da grande cuiabania”, enalteceu. A solenidade contou com a presença de filhos, netos, bisneto e amigos que resgataram um pouco da trajetória de vida do dentista e sua contribuição política para a cidade.

Leia Também:  Vereador solicita instalação de abrigos de ônibus no bairro Jardim das Oliveiras

Para Roberto Tadeu Vaz Curvo, o pai, sempre será lembrado como um homem dinâmico, alegre e gentil que tinha como virtude o anseio em ajudar aqueles que mais precisam . “Ele era dentista, um dos primeiros de Cuiabá, formado pela Universidade do Rio de Janeiro e falava que nunca ganhou dinheiro na profissão, pois fazia, muitas vezes, de graça. Aquelas pessoas que não tinham dinheiro para pagar, ele atendia e não cobrava. Ele fazia campanhas, foi presidente de diretórios, era bem participativo. É uma alegria muito grande para nós ver ele fazendo parte dessa galeria ao lado de pessoas ilustres. Estamos muito emocionados”, disse. 

Mauro Vaz Curvo, revela que não teve a oportunidade de conhecer o avô pessoalmente,  mas reiterou o orgulho que sente de sua origem. “Eu nasci dez anos após seu falecimento, mas durante a minha vida encontrei com diversos amigos dele que falam muito bem sobre sua ética e competência, além dos princípios e valores que ele passou para o meu pai, tios e depois para mim e primos. Estou muito feliz, somos muito gratos ao prefeito e vereador pelo reconhecimento”, declarou.   

Leia Também:  Nota de Pesar | Alessandra Barbosa

Renato Tadeu Vaz Curvo, também neto, herdou o legado musical de Odare, que foi um dos precursores do estilo musical Rasqueado, predominante na Baixada Cuiabana. “Assim como meu irmão não conheci ele. Mas, os amigos e familiares falam muito bem dele, que teve atitudes políticas corretas e na música não foi diferente. Toco guitarra. Meu avô gostava muito, era um dos integrantes do grupo que se chamava Serenata, sendo o primeiro a gravar o rasqueado em disco vinil, em 1965, em Cuiabá”, disse o guitarrista. 

Já o vereador Mario Nadaf agradeceu ao secretário de Governo, Luis Claudio, em lhe confiar a continuação e cumprimento desta tarefa na Câmara Municipal. “Odare foi o segundo mais votado na reabertura democrática desse país, que fez juz a primeira legislatura e não era remunerado. É uma maneira singela de homenageá-lo. O nosso compromisso permanece. Como líder, Emanuel tem quebrado paradigmas e esse aqui foi apenas mais um “, concluiu. 

Odare Vaz Curvo faleceu no dia 12 de março de 1972, aos 55 anos. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Emanuel Pinheiro compartilha prêmio Prefeito Amigo da Criança em live

Publicados

em

Por


Davi Valle

Clique para ampliar

Durante a live desta terça-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro, exibiu a faixa e o troféu do prêmio Prefeito Amigo da Criança, recebido pelo desempenho da gestão no período de 2017-2020. Criado pela Fundação Abrinq, instituição com credibilidade nacional e internacional, o prêmio reconhece as boas práticas, a vontade política e a capacidade dos municípios de promover ações e políticas públicas que priorizem a infância e a adolescência. “Depois da faixa de Prefeito de Cuiabá, essa é a faixa de que mais me orgulho, a de Prefeito Amigo da Criança. Ganhei esse prêmio, ganhamos esse prêmio, a minha equipe e a população Cuiabá, na gestão 2017-2020. Cuiabá foi referência nacional na defesa, no amor, nos cuidados e nas ações desenvolvidas em benefício das nossas crianças. Hoje esse prêmio foi relembrado durante um evento”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O gestor falou sobre as ações implementadas no seu primeiro mandato como a entrega do Kit Uniforme Escolar completo aos 54 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, kit que inclui camisa, short, short-saia, tênis e o Kit de material escolar, com mochila, caderno, caderno de desenho lápis, borracha, lápis de cor, caneta, régua e outros itens de acordo com a etapa de ensino – um sonho de Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro -, e outras ações como o aumento do número de consultas pré-natal, dos recursos municipais destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescentes via dedução do Imposto de Renda da Pessoa Física, aumento do percentual da taxa de matrícula da Educação Infantil, um compromisso da sua gestão ampliando a oferta de vagas nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil e a Hora Estendida na Educação.

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA - Com apresentação cultural de Nico e Lau, prefeito entrega 14 km de asfalto no Jd. Florianópolis

“Essas são medidas inovadoras que não existiam nas gestões passadas e existem agora, desde o meu primeiro mandato e continuam existindo e sendo ampliadas. A criança vai continuar sendo o elemento central da nossa gestão. As crianças são a nossa prioridade. Tudo isso é zelo, é cuidado. Cuidando das nossas crianças nós estamos cuidando da família cuiabana”, salientou o Prefeito Emanuel Pinheiro.

Iniciativa

A articuladora do programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) em Cuiabá, Mara Lúcia Marque Ferreira,  explicou que os gestores que formalizam sua adesão ao programa inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

“Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária”, disse Mara Lúcia. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Esta foi a quarta vez que a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança. O último prefeito a receber o prêmio foi Wilson Santos, em 2008.

Leia Também:  Comissão de Acompanhamento define cronograma de ações

A edição do prêmio referente ao período 2021-2024 Cuiabá já vem realizando várias atividades.

Destaques

Sobre o prêmio Prefeito Amigo da Criança – 2017- 2020, Cuiabá mereceu destaque nas ações relacionadas a transparência do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; no aumento de 4,8 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal subindo de  70,8%, em 2016, para 75,6%, em 2019; no aumento de 114% nos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via dedução do imposto de renda de pessoas físicas, em 2019; e no aumento de 3,5 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola), avançando de  98,7%, em 2016, para 102,2%, em 2019.

Prêmio Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança, tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar iniciativas exitosas referentes à efetivação dos direitos da criança e do adolescente, que estejam alinhadas às diretrizes propostas pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). 

O programa mapeia iniciativas das gestões locais que pontualmente contribuam para solução de problemas estruturais que envolvem o cotidiano das crianças e dos adolescentes nos municípios, com alternativas simples, criativas, intersetoriais, de baixo custo e com capacidade de institucionalização, ou seja, de se tornar um programa municipal duradouro. Ao longo das 6 edições do programa, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA