CUIABÁ
Número de lâmpadas de LED instaladas em Cuiabá sai de 9,5 mil para 19 mil em pouco mais de um ano
CUIABÁ
A gestão Emanuel Pinheiro aumentou em 100% a quantidade de lâmpadas de LED instaladas na cidade, em relação ao ano de 2022. De acordo com levantamento da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o número que era de 9,5 mil luminárias, até ano passado, saltou para 19 mil equipamentos em pleno funcionamento, em junho de 2023.
Ainda segundo a Limpurb, esta quantidade representa 20% do parque de iluminação pública da Capital, que é composto por cerca de 95 mil lâmpadas. O avanço é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o intuito de modernizar a estrutura em todas as regiões.
Seguindo um planejamento de progresso gradativo, as ações alcançam os grandes corredores de mobilidade, vias principais dos bairros, praças, parques e outros equipamentos públicos. Além de vantagens como maior eficiência na claridade, economicidade, e durabilidade, as LEDs também atendem a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
“Nossa missão é entregar uma Cuiabá mais moderna, inclusive na iluminação pública. Por isso, fazemos esse trabalho contínuo. Neste momento, por exemplo, estamos fazendo essa melhoria no complexo esportivo e na avenida principal do bairro Poção. E, gradativamente, vamos avançar para outras comunidades”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Dentro desse trabalho de modernização, o prefeito Emanuel Pinheiro também determinou que a Limpurb deixasse de utilizar as chamadas lâmpadas amarelas em suas ações de manutenção. Dessa forma, desde 2022, nos locais onde ainda não foi possível instalar luminárias de LED, os equipamentos queimados são substituídos por lâmpadas de vapor metálico.
Diferente das amarelas, as lâmpadas metálicas reproduzem uma coloração branca, garantindo um maior fluxo de luminosidade e melhorando consideravelmente a claridade dos locais em que são implantadas. Atualmente, o parque de iluminação pública conta com mais de 35 mil lâmpadas de vapor metálico em funcionamento.
“Excluímos totalmente as lâmpadas amarelas das nossas manutenções. Obviamente, existem aquelas que estão em funcionamento em alguns locais. Mas, quando precisamos fazer a troca, já não utilizamos mais esse tipo de equipamento. Com o tempo, pretendemos zerar a quantidade de luminárias amarelas na cidade”, finaliza Júnior.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásVirginia Fonseca exibe presentes de luxo e momento romântico com Vini Jr: ‘Presentão’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásFernanda Paes Leme mostra rotina de pilates e brinca com seguidores: ‘Gostosa!’
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web


