CUIABÁ

CUIABÁ

Na reunião da Comissão de Educação, Solange Dias garante retorno das aulas em Cuiabá no dia 10

Publicados

CUIABÁ

05/02/2025
Na reunião da Comissão de Educação, Solange Dias garante retorno das aulas em Cuiabá no dia 10
Da Assessoria – Vereador Daniel Monteiro
Na manhã desta quarta-feira (5), aconteceu a segunda reunião da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Cuiabá.
A convite do vereador e presidente da Comissão, Daniel Monteiro (Republicanos), a secretária municipal de Educação, Solange Dias, participou da reunião para esclarecer o atraso no início das aulas na capital.
Segundo a secretária, um dos motivos para o adiamento foi a falta de estrutura nas unidades escolares, além de muitas dívidas deixadas pela antiga gestão.
“Não conseguimos resolver, em 30 dias, problemas acumulados há muito tempo. Estamos fazendo o possível, com reformas em andamento para garantir o início das aulas. As grandes reformas acontecerão ao longo do ano”, explicou Solange Dias.
Solange também destacou o apoio do vereador Daniel Monteiro na adesão ao Educa Mais MT, programa que aguardava a assinatura do prefeito para ser aplicado na rede pública de ensino da capital.
“Quando apresentei a proposta ao prefeito Abílio, ele não pensou duas vezes e assinou o convênio. Com isso, a Secretaria Estadual de Educação iniciou imediatamente a formação dos professores, que agora estão sendo capacitados para realmente alfabetizar. Com a adesão ao Alfabetiza Mais MT, o município terá uma economia de milhões. A previsão é que os materiais para alunos e professores sejam entregues no dia 13 de fevereiro”, afirmou a secretária.
Quem também esteve presente na reunião foi o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), que reforçou o apoio do vereador Daniel Monteiro ao desenvolvimento da educação municipal e convidou os vereadores da Comissão de Educação para visitarem e fiscalizarem a Secretaria de Educação.
“Se vocês quiserem, podemos ir até a Secretaria de Educação para mostrar todos os problemas que enfrentamos lá. São muitos, muitos problemas”, declarou o prefeito.
Participaram da Comissão a vereadora Michelly Alencar (União), vice-presidente da Comissão de Educação, e o vereador Mário Nadaf (PV), membro da Comissão.
Durante a reunião, Daniel Monteiro questionou a demora na nomeação de diretores, coordenadores e secretários das unidades escolares.
“A composição do Conselho Escolar é burocrática. Depois que a equipe gestora é nomeada, o processo precisa ser registrado no cartório e, se houver qualquer erro, ele retorna, levando cerca de 30 dias para ser concluído. Se a nomeação da equipe gestora atrasa, a criação do Conselho Escolar também demora mais, o que compromete a organização das escolas”, argumentou o parlamentar.
Ao encerrar a reunião, Daniel Monteiro, agradeceu a presença da secretária e ressaltou a importância do diálogo para esclarecer as dúvidas da população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Projeto Cuiabaninhos recebe alunos da EMEB Clóvis Huguiney na Câmara

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Cuiabá começa a aplicar dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA