CUIABÁ

CUIABÁ

Mutirão do Cadastro Único acontece nesta quinta-feira (23) até às 16 horas

Publicados

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência segue com Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico), nesta quinta-feira (23), no Centro Educacional Portal da Fé, situada a avenida Perimetral Dois, 192, bairro Pedra 90. A ação  acontece das 9h às 16h e tem como público alvo as pessoas que precisam atualizar ou até mesmo se cadastrar para recebimento dos benefícios concedidos pelo Governo Federal.  Atualmente, 104.034 famílias estão cadastradas em Cuiabá.

A coordenadora  do CadÚnico em Cuiabá, Jéssica Santos, informa que nos primeiros dias do mutirão (7 a 9 de junho) mais de 200 atendimentos foram registrados. Segundo ela, um dos serviços mais procurados no bairro Pedra 90, foi o de pesagem e medidas, sendo esse um dos critérios necessários para permanecer no Cadastro. 

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Leia Também:  Secretaria de Saúde abre inscrições para novo processo seletivo simplificado em Cuiabá

Para encerrar o mutirão, entre os dias  28 a 30 de junho, a equipe da Assistência Social estará na Creche Rafael Rueda, localizada no Centro do Pedra 90 para atualização e inscrição de novos cadastros. 

Podem inscrever as famílias de baixa renda, com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Aqueles que estão no CadÚnico podem acessar diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, bem como: Programa Auxílio Brasil; Programa Casa Verde e Amarela; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; ID Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de taxas em concursos públicos e outros.

“O Cadastro Único é o acesso para os programas e benefícios sociais e a ponte para acesso as políticas públicas executadas no município para as pessoas que se enquadram no perfil”, explicou a coordenadora. 

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados. Há cada 24 meses ou sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados a família.

Leia Também:  Prefeito edita decreto sobre a sistemática de apresentação do comprovante de imunização para menores de idade

Essa ação que já faz parte do calendário da Assistência Social permite a atualização dos dados municipais, pelo qual é possível identificar as principais características desse público, onde há maior concentração, qual seu perfil e quais suas necessidades. Isso contribui para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Nota oficial sobre a questão envolvendo convênios entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

Publicados

em

Por

Nota à Imprensa 

– A Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer que o governador do Estado de Mato Grosso atua de maneira irresponsável ao propagar inverdades que servem a finalidade eleitoreira. 

– A gestão atua em observância à legislação e cumpre ritos e prazos devidamente constituídos, tendo como premissa o bem-estar coletivo, verdadeiro sentido de uma administração pública.  

– A tentativa de macular a gestão e induzir a população ao erro, somente evidenciam o desrespeito aos mais de 600 mil cidadãos que aqui residem, trabalham e são personagens fundamentais na construção de um Estado cada vez melhor. 

– Diferentemente do que foi propagado, a Prefeitura enfatiza que as certidões exigidas pelo sistema SIGCom-MT para celebração de convênios entre o Estado e Municípios estão todas dentro do prazo de validade. 

– Destaca que dentro do próprio sistema é possível constatar a validade de todos esses documentos. 

– O que existe atualmente é um impeditivo à habilitação plena por pendências na prestação de contas em convênios firmados em 2012 e 2015, esse último ano em que o atual governador do Estado ocupava o cargo de prefeito de Cuiabá. 

Leia Também:  USF João Bosco Pinheiro / Primeiro de Março promove dia de prevenção à hipertensão e combate ao tabaco

– Importante ressaltar que o vice-prefeito José Roberto Stopa entregou todos os projetos, atendendo também dessa forma os requisitos que são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA