CUIABÁ
Mutirão contra dengue mobiliza mais de 800 profissionais no bairro Pedra 90
CUIABÁ
Nos dias 29 e 30 de março, a Prefeitura de Cuiabá realizará um grande mutirão de combate à dengue no bairro Pedra 90, na região sul da capital. A ação contará com a participação de mais de 800 servidores, entre profissionais de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar. O objetivo é intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em uma das regiões mais afetadas pela doença.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), o bairro Pedra 90 apresenta o maior número de casos de dengue na cidade, além de mais de 5 mil imóveis com possíveis focos de proliferação do mosquito. “Essa é uma ação necessária para reduzir o número de casos e eliminar criadouros. Precisamos do apoio da população para permitir o acesso dos agentes às residências e seguir as orientações de combate à dengue”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Zoonoses.
O mutirão terá a presença do prefeito Abilio Brunini, que reforçou a importância do engajamento da população. “Estamos empenhados em intensificar o combate à dengue e, para isso, precisamos do envolvimento de todos. Além do trabalho dos nossos agentes, é essencial que cada morador faça sua parte, eliminando água parada e cuidando do seu quintal”, destacou o prefeito.
Para garantir a participação de todos os agentes convocados, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, disponibilizou transporte público gratuito para os profissionais que atuarão no mutirão. A medida visa facilitar o deslocamento dos agentes de outras regiões até o Pedra 90, garantindo maior efetividade na ação.
Além da mobilização para o combate ao mosquito, as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro estarão abertas durante o fim de semana para atender a população. Serão oferecidos serviços como vacinação, atendimento médico, dispensação de medicamentos na farmácia e atendimentos espontâneos.
A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra carvalho, ressaltou que este será o maior mutirão de combate à dengue realizado em 2025 na capital. “Estamos unindo esforços para uma grande mobilização. Com mais de 300 agentes envolvidos, vamos intensificar as visitas domiciliares, eliminação de criadouros e conscientização da população. O Pedra 90 precisa dessa força-tarefa para reduzir os índices da doença”, afirmou.
A Prefeitura reforça o pedido para que a população colabore permitindo o acesso dos agentes em suas residências e adotando medidas preventivas contra o Aedes aegypti. O mutirão começa às 7h da manhã e segue durante todo o período da manhã no sábado e domingo.
SUGESTÃO DE PAUTA
O que: Grande Mutirão contra a Dengue
Quando: Dias 29 e 30 de março
Onde: Bairro Pedra 90
Horário: A partir das 7h
#PraCegoVer
A imagem ilustra agentes de saúde envolvidos em uma ação de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti realizada em uma praça do bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


