CUIABÁ

CUIABÁ

Movimento promove 21 dias pela erradicação da violência contra à mulher em Mato Grosso

Publicados

CUIABÁ

19/11/2024
Movimento promove 21 dias pela erradicação da violência contra à mulher em Mato Grosso
Mato Grosso terá a 4ª edição do Movimento Conecta 21 dias de ativismo, programação que compõe uma agenda pela erradicação da violência contra a mulher e garantia dos direitos humanos para as mulheres. O evento, que ocorre simultaneamente em 159 países, tem programação no Estado a partir do dia 19 de novembro.&nbsp
Uma das organizadoras das atividades, a educadora financeira Maria Fernanda Figueiredo, conta como surgiu o movimento. De acordo com a economista, o evento começa no dia 20/11 no Brasil, dia da consciência negra, porque a maior parte das mulheres e meninas vítimas de violência são mulheres negras.&nbsp
“O Movimento Conecta foi criado em 2021 com o objetivo de unificar a agenda dos 21 dias de ativismo, que é uma agenda nacional referente aos 16 dias de ativismo, que é uma agenda internacional. No Brasil se tornaram 21 dias de ativismo porque começa no dia 20 dia da consciência negra e tem como objetivo trabalhar a conscientização e a prevenção do combate à violência contra meninas e mulheres”, pontua a Educadora.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) – autora da Lei Nº 6.681/2021, que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino – oferece já no primeiro dia de atividades da agenda, uma capacitação empreendedora feminina.&nbsp
“É o 4º ano que eu participo da organização e execução desse evento, comecei participando como voluntária antes de ser vereadora. Desde o momento que assumi na Câmara de Vereadores, eu pude chancelar o movimento dentro da Casa Legislativa, que precisa ocupar esse espaço de representatividade no combate à violência”, diz a parlamentar.
Para a delegada da Polícia Civil, Judá Marcondes, o Movimento Conecta é um projeto ímpar para a sociedade.&nbsp
“É importante no combate à violência contra a mulher, uma vez que promove ações relevantes durante 21 dias de ativismo. A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá atua ativamente nestes 21 dias, promovendo panfletagem, palestras em escolas e eventos culturais”, pontua a delegada.
A Defensora Pública, Tânia Matos, destaca a importância de unificar as ações referentes aos 21 dias de ativismo.&nbsp
“Com a participação em peso neste movimentos as autoridades constituídas perceberão que a nossa pauta é uníssona e que apesar das diferenças ideológicas que porventura existam entre nós, mulheres pretas, brancas, ricas, pobres, cis, lésbicas ou trans, não nos separam, ao contrário elas nos unem e nos fortalecem, porque as dificuldades que enfrentamos em todos os espaços são as mesmas: violência política e discriminação de gênero, raça e classe”, destaca a Defensora.
Fazem parte do Conecta 21 no Estado: Lírios-MT, ABMCJ-MT, Grupo Mulheres Do Brasil-MT, Até Quando?-MT, Defensoria Pública MT, Ampara Elas, Virada Feminina, Tribunal de Justiça MT, Polícia Militar MT, Polícia Civil MT, Guarda Municipal VG, GAAT-VG.
Programação completa
19/11 (terça-feira):&nbsp
08h – Feira cultural – Escola Estadual Quilombola Teresa Conceição – N. Sª do Livramento
18h – Encontro de empreendedorismo e fórum de debate – Câmara Municipal de Cuiabá
20/11 (quarta-feira):
19h – Feira da resistência&nbsp – Praça da Mandioca – Cuiabá
21/11 (quinta-feira):&nbsp
19h – Pedal da Guarda – Praça Sarita Baracat – Várzea Grande
22/11 (sexta-feira):
8h – Encerramento do projeto Plantando Lírios – Escola Municipal Gonçalo
Domingos de Campos – CAIC
23/11 (sábado):
8h – Panfletagem -&nbsp Feira de Várzea Grande e Cuiabá
9h – Ciclo de palestras – Mirante das Águas – Várzea Grande
24/11 (domingo):
8h – Panfletagem -&nbsp Feira de Várzea Grande e Cuiabá
9h – Feira de negócios – Mirante das Águas – Várzea Grande
25/11 (segunda-feira):
9h – Movimento em Várzea Grande – Rotatória do Shopping de Várzea
Grande
26/11 (terça-feira):
9h – Palestra de cultura e paz&nbsp
27/11 (quarta-feira):
9h – Palestra de cultura e paz
28/11 (quinta-feira):
16h30 -&nbsp Palestra de cultura e paz – : Escola Estadual Dr. Leônidas Antero de Matos – Cuiabá
29/11 (sexta-feira):
14h – Ação Defensoria Pública ‘Mulheres Defensoras de Direitos Humanos’ – Edifício Pantanal Business – Cuiabá
30/11 (sexta-feira):
07h30 – Aulão de Yoga – Parque Mãe Bonifácia – Cuiabá
01/12 (domingo):
A definir
02/12 (segunda-feira):
8h – Audiência Pública ‘Laço Branco’ – Câmara Municipal de Cuiabá
03/12 (terça-feira):
8h – Bazar da Jana&ampAmigas – Teatro Cerrado Zulmira Canavarros – Cuiabá
04/12 (quarta-feira):
9h – Blitz da Guarda – Várzea Grande
05/12 (quinta-feira):
9h – Palestra cultura e paz
06/12 (sexta-feira):
18h30&nbsp – Lançamento da campanha midiática e blitz – Praça Santos Dumont&nbsp
07/12 (domingo):
18h – Movimento em Nossa Senhora do Livramento&nbsp
08/12 (segunda):
9h – Evento de encerramento&nbsp
Informações: https://www.instagram.com/movimentoconectabrasil

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Capacitação reforça planejamento da Assistência Social em Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Varanda apresenta indicações de melhorias para bairros de Cuiabá

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA