CUIABÁ
Membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá tomam posse para novo biênio
CUIABÁ
Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) tomaram posse, na última semana, para o biênio 2021/2023, em cerimônia realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
Composto por 19 membros titulares, com seus respectivos suplentes, o Conselho em Cuiabá é um órgão com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, com vistas à formulação de diretrizes para as políticas e ações da área da segurança alimentar e nutricional.
“Essa é uma gestão diferenciada. Sabemos da importância da participação social. Em todos os processos estão incluídos representantes dos conselhos para construção de uma política que realmente vai atender a população”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Ao todo, serão sete representantes da Administração Municipal e 12 da sociedade civil, que devem ter efetiva atuação em Cuiabá e desenvolver ações em pelo menos uma das seguintes áreas: alimentação, nutrição, educação e organização popular de saúde coletiva.
A diretoria já é formada pela presidente Luciana Kimie Savay da Silva, representante do Conselho Regional de Química (CRQ) XVI Região, pelo vice-presidente Reginaldo Fonseca Lemos, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), e pela secretária-executiva Lena Magalhães da Silva, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).
“A importância desse processo se dá pelo fato das atividades do COMSEA serem de extrema importância para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população de Cuiabá. Então, quanto mais pessoas puderem ajudar nesse processo melhor e mais representativo será”, explicou a presidente Luciana Kimie Savay da Silva.
“O Conselho tem entre suas finalidades e competências formular e encaminhar propostas junto à Prefeitura, bem como assessorar e acompanhar a implementação de políticas públicas para garantia da segurança alimentar e nutricional da população de Cuiabá, incluindo o direito a uma alimentação adequada de forma regular e permanente”, concluiu a secretária.
Confira a composição dos novos membros do COMSEA 2021/2023
Representantes da Sociedade Civil:
Elisana Cecilia Nunes Bueno
Conselheira Titular da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA
(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)
Alci de Oliveira Junior
Conselheiro Suplente da Associação Rotary Club de Cuiabá CPA
(Segmento: Movimentos populares organizados, associações comunitárias e cooperativas)
Ivo Gregório de Campos
Conselheiro Titular do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC
(Segmento: Comunidades Tradicionais)
Antônio Santana da Silva
Conselheiro Suplente do Instituto Mato-Grossense de Resgate da Cultura e da Cidadania Negra – IMARC
(Segmento: Comunidades Tradicionais)
Rúbia Delizandra Ranzani Tesch de Oliveira
Conselheira Titular da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá
(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)
Neide Alves dos Santos
Conselheira Suplente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá
(Segmento: Associações de classes profissionais e empresariais)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásRafa Kalimann cria cápsula do tempo para a filha em comemoração do Dia das Mães


