CUIABÁ
Mais e 27 mil passageiros utilizaram o transporte coletivo grátis no feriado
CUIABÁ
No feriado do dia 1º de Maio, 27.722 passageiros usufruíram do transporte coletivo de graça em Cuiabá. Os dados contabilizados superaram em 11,62% o fluxo em comparação ao feriado do Dia do Trabalhador em 2024, que também teve a gratuidade nas catracas. O resultado do primeiro dia de Tarifa Zero servirá para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) nortear o número de ônibus para atender o fluxo de pessoas em outras datas.
A iniciativa, implementada pela Prefeitura de Cuiabá se mostra estratégica tanto socialmente quanto logisticamente. O prefeito Abilio Brunini, a primeira dama e vereadora Samantha Iris e vários parlamentares fiscalizaram a opoeracionalidade do transporte durante o feriado em uma viagem que percorreu da Estação Bispo ao bairro Tijucal. Segundo a vice-prefeita e secretária da pasta, coronel Vânia Rosa, o benefício amplia o direito de ir e vir, permitindo que mais pessoas aproveitem momentos de lazer, convivência familiar e acesso a espaços públicos.
“Tivemos um aumento expressivo de pessoas aproveitando o feriado. É um avanço para a gestão municipal e principalmente para os usuários do transporte coletivo que poderão curtir mais os espaços públicos, visitar amigos, familiares e conhecer lugares que ainda não conhecem”, lembrou a gestora da Pasta.
Além do impacto social, a medida também oferece subsídios técnicos para aprimorar o serviço. De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, o uso do cartão transporte, necessário para acessar a gratuidade, permite monitorar a demanda real de passageiros, fator que contribui para a definição do número adequado de ônibus em operação nos dias específicos de gratuidade.
Importante destacar que o sistema operou sem falhas, reforçando a capacidade de resposta da rede de transporte durante grandes fluxos. A Tarifa Zero é válida apenas para o perímetro urbano de Cuiabá, não sendo aplicada em linhas intermunicipais, como aquelas que ligam a capital a Várzea Grande.
Outro detalhe importante é o início da Lei da Tarifa Zero, que começa no próximo domingo. Conforme sansão do prefeito Abilio Brunini, todos os domingos em Cuiabá o transporte será gratuito. “Quem nos trouxe essa proposta de lei foi o vereador Eduardo Magalhães. Conseguimos fazer uma economia em nossos gastos, cortando alguns contratos, e encaminhamos o Projeto de Lei para a Câmara, que de pronto aprovou. Com isso, já sancionamos e agora todos os domingos a tarifa em Cuiabá será zero no transporte coletivo. O povo cuiabano merece esse tipo de projeto. Já deu certo no feriado e agora é lei para todos os domingos”, concluiu o prefeito.
#PraCegoVer
A foto mostra um ônibus circulando na região central de Cuiabá. O veículo é pintado nas cores verde e branca. Ao fundo, está a Catedral Basília Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Primavera do Leste3 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


