CUIABÁ
Mais de 100 testes foram realizados pela SMS na abertura da Campanha do Dezembro Vermelho
CUIABÁ
Mais de 100 pessoas realizaram exames e testes rápidos durante a ação do Dezembro Vermelho realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira (01), no ambulatório da Coordenação de Assistência Social e Saúde (Cass) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação no Dia Mundial da Luta contra HIV/Aids marcou a abertura dos trabalhos que deverão ser intensificados ao longo do mês no SAE Grande Terceiro e SAE Norte e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde são ofertados os exames e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Na UFMT, os participantes assinaram o Termo de Consentimento para efetuarem os procedimentos e manifestaram surpresa quanto à rapidez do exame e resultado.
“Não tivemos casos positivados para HIV durante essa iniciativa, só dois casos para sífilis que já foram encaminhados para tratamento. A maioria era de jovens, muito jovem eu diria, porque são nascidos no início do ano 2.000 e percebemos que ainda tem pouco conhecimento e até desconhece o exame, que é simples e rápido. Perguntavam se o resultado era assim mesmo na hora, se iriam levar na hora, como era feito. Foi uma ação proveitosa e esclarecedora, que teve boa aceitação do público”, destacou a coordenadora de Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS, Mariella Padilha.
Qualquer pessoa interessada em realizar os testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C pode procurar um dos SAE, Grande Terceiro e Norte ou a UBS mais próxima. O SAE conta com equipe multidisciplinar para acompanhamento dos casos, sendo profissionais das áreas da psicologia, nutrição, assistência social, infectologista, enfermagem, odontologia e farmácia. Por ser referência no atendimento, a demanda dos positivados nas UBS são encaminhadas para o SAE. Atualmente são 4.204 casos de HIV/AIDS em acompanhamento nos SAE, em Cuiabá.
Outras ações pertinentes ao Dezembro Vermelho acontecerão este mês para que as pessoas se atentem para o assunto. No dia 07 terá distribuição de kits no Centro de Especialidades Médica (CEM), e nas Policlínicas do Planalto, Coxipó, Pedra 90, UPA Verdão, UPA Morado do Ouro e UPA Pascoal Ramos.
No Centro Político Administrativo, dentro da primeira quinzena de dezembro (data a ser definida) será disponibilizado orientações e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é uma medicação preparatória contra HIV. A profilaxia também é ofertada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Grande Terceiro e SAE Norte (anexo a clínica da família).
O Ministério da Saúde liberou a Profilaxia (PrEP) de risco à infecção pelo HIV para pessoas a partir dos 15 anos, no caso adolescentes a partir dessa idade e com peso corporal igual ou maior a 35 kg, que apresentem potencial risco para infecção por via sexual pelo HIV.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste2 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop5 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Sinop7 dias atrásFestival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra quatro dias de programação com show de Xanddy Harmonia
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste se destaca no judô estadual e recebe a decisão do Campeonato Mato-Grossense


