CUIABÁ
Lucas do Rio Verde se inspira em Cuiabá para implantar projeto de mobilidade urbana
CUIABÁ
O trabalho desenvolvido no Centro de Controle Operacional (CCMOB), da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Cuiabá, inspirou a implantação de um projeto semelhante na Prefeitura do município de Lucas do Rio Verde, situado a aproximadamente 332 km da capital. Após participarem de um treinamento para aprimorar o uso do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), juntamente com representantes da Prefeitura da capital, o coordenador e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Luiz Antônio Fortunato da Silva e Wellington Willen Nogueira Souto, respectivamente, foram conhecer o espaço que atualmente dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores de Cuiabá.
Durante a visita técnica nesta quarta-feira (24), os servidores explicaram que estão elaborando o edital de licitação do transporte público de Lucas do Rio Verde e, por isso, foram conhecer a efetividade do plano de trabalho da mobilidade urbana de Cuiabá.
A secretária da Semob, Luciana Zamproni, destacou que eles elogiaram o êxito do edital de Cuiabá, que possui uma frota e um formato de concessão viáveis para Lucas.
“Eles conheceram toda a nossa estrutura, nossa equipe de trabalho, a coordenação, como funcionam nossas demandas e se animaram em levar o modelo para o município, inclusive de implantar um centro de monitoramento na cidade”, disse Zamproni.
GPE – O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), lançado em 2022, visa introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. Atualmente, conta com a adesão de 118 municípios e validou os mapas estratégicos de mais de 100 deles.
A ferramenta é aplicada em diversas áreas, coordenada pela Secretaria de Planejamento na Prefeitura, abrangendo setores como saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Motoristas devem fazer retorno próximo à Decorliz pela laçada de quadra
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o retorno localizado próximo à Decorliz, na Avenida do CPA, passou a funcionar pelo sistema de laçada de quadra. A mudança faz parte da reorganização dos cruzamentos e retornos da avenida durante as obras de implantação do Sistema BRT.
Com a alteração, os motoristas que precisam fazer o retorno devem entrar na rua J, ao lado da Polícia Federal, seguir até o final da via e virar à esquerda na Rua Desembargador Trigo de Loureiro, onde poderão acessar o cruzamento semaforizado e seguir novamente pela Avenida do CPA, ou entrar na Rua Corumbá, próximo ao Hospital Femina.
A mudança segue o mesmo modelo que já está sendo adotado em outros pontos da avenida. Em vez de cruzar diretamente pelo canteiro central, o motorista utiliza as vias do entorno da quadra para realizar a conversão.
A reorganização é necessária porque os corredores do BRT funcionarão junto ao canteiro central da Avenida do CPA e não podem ter a interferência de veículos esperando para fazer a conversão. Com isso, os retornos diretos serão reduzidos e mantidos apenas em pontos onde a configuração viária não permite a utilização da laçada de quadra.
A Sinfra-MT orienta os motoristas a ficarem atentos à sinalização e que está proibido fazer a conversão diretamente pela avenida do CPA.

-
ARTIGOS1 dia atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍCIA15 horas atrásPolícia Militar prende três homens suspeitos por homicídio no município de Tangará da Serra
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
JURÍDICO20 horas atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícias Civil e Militar prendem dois jovens e apreendem drogas em São José dos Quatro Marcos
-
MATO GROSSO2 dias atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


